Início Notícias Têxtil

German Design Awards celebra 10.º aniversário

Estão abertas as inscrições para os German Design Awards 2022, que comemoram já 10 anos. A ocasião será assinalada com uma reflexão sobre o papel do design, que tem um contributo evidente na «resolução dos variados desafios que o mundo coloca à nossa volta».

[©Freepik]

Os German Design Awards são os prémios mais importantes atribuídos pelo German Design Council, sendo também os mais reconhecidos internacionalmente. Em 2021 foram registadas mais de 4200 inscrições de 60 país que foram submetidos a um júri internacional, composto por designers, cientistas e empresários que atribuiu 76 prémios “Gold” em 71 categorias, entre os quais 15 projetos de sete empresas portuguesas.

Para os German Design Awards 2022, será desenvolvida uma campanha pelo Studio Markus Weisbeck e Oliver Hardt que irá examinar a complexidade das tarefas do design sobre a ótica de «como pensam os designers». Para a próxima edição, o objetivo é prestar-se homenagem ao processo e à natureza do design thinking e do consequente desempenho. «Como podem ser encontradas soluções para desafios que não são claros, que são contraditórios, voláteis e até insolúveis? Ou pelo menos para aqueles que assim parecem ser?», são algumas das questões que se levantam tendo em conta a época de desafios crescentes como as alterações climáticas, a pandemia e os fluxos de dados, nas quais o design «detém claramente um papel-chave na resolução de tarefas que envolvem a sociedade como um todo», sublinha o German Design Council.

O concurso mostra o contributo do design nas mais variadas áreas e distingue designers pioneiros assim como os respetivos trabalhos. Empresas voltadas para o design de produto, design de comunicação e arquitectura são convidadas a submeter projetos que se destaquem por uma abordagem inovadora e que usem o design de uma forma exemplar no que toca aos requisitos colocados por uma economia que se quer cada vez mais sustentável.

[©German Design Awards]
O German Design Council é um dos principais centros internacionais de comunicação e transferência de conhecimento nas categorias de design, marca e inovação, integrando, por sua vez, a comunidade mundial de design, enquanto partilha informação na rede internacional de contactos criada pelas atividades desenvolvidas, pela promoção de novos talentos e pela adesão de novos membros.

As inscrições para o concurso estão já abertas, com data limite a 16 de julho de 2021 e data com limite para inscrição com desconto a 11 de junho de 2021. A reunião do júri será nos dias 5 e 6 de agosto e a cerimónia de entrega dos prémios realizar-se-á em fevereiro de 2022.

«Através da realização de eventos, congressos, atribuição de prémios, reuniões de júri e comissões de especialistas, o German Design Council fomenta e estabelece ligações entre os seus membros e especialistas em design e marcas, promove o diálogo e fornece um importante estímulo à economia global. Mais de 340 empresas são atualmente membros do German Design Council», destaca a representação do

German Design Council em Portugal.