Início Notícias Vestuário

Ginetex já fala espanhol

Espanha é o mais recente país a contar com um representante nacional na Ginetex - Associação Internacional para a Etiquetagem de Conservação de Têxteis. O Consejo Intertextil Español assume agora oficialmente a missão de licenciar e promover a utilização do sistema de cinco símbolos junto das empresas têxteis e de vestuário.

«Estamos muito contentes e orgulhosos por contar com o Consejo Intertextil Español entre os nossos membros nacionais. Já particularmente ativo com a Ginetex em Espanha desde 1989, o Consejo Intertextil Español vai representar os interesses da nossa associação internacional e promover os símbolos de conservação de têxteis junto dos consumidores e das empresas de têxteis e vestuário que constituem o mercado espanhol», afirma, em comunicado, Thomas Rasch, presidente da Ginetex.

Uma nomeação que, segundo o próprio Rasch, «destaca ainda mais a tendência e a importância de tornar mais eficiente e padronizar a norma internacional ISO 3758:2012 – “Têxteis – Simbologia de Etiquetagem de Conservação”», indica.

O sistema da Ginetex consiste em cinco símbolos de base que permitem transmitir, de forma clara e sem barreiras linguísticas, os cuidados a ter com os têxteis e vestuário. O sistema, que exige uma licença de utilização, uma vez que é uma marca registada na maioria dos países, serve ainda de base à legislação em vários mercados, sendo que, na maioria dos países europeus, é obrigatório por lei que o consumidor seja informado sobre os cuidados de conservação das peças no momento da compra. Em Portugal, é a ANIVEC – Associação Nacional das Indústrias de Vestuário e Confecção a entidade responsável por conceder e controlar a utilização dos símbolos.

Para Manuel Díaz de Marcos, presidente do Consejo Intertextil Español, é «uma honra por ter sido nomeado pela associação Ginetex para promover e apoiar a utilização de símbolos no sector têxtil e de vestuário», pelo que, promete, «vamos tomar todas as medidas necessárias para responder aos objetivos delineados pela Ginetex, de forma a assegurar a utilização adequada dos símbolos de conservação de têxteis por todos», prometeu.

O Consejo Intertextil Español coordena, representa e promove os interesses da indústria têxtil e vestuário espanhola desde 1979, contando com 612 membros de toda a fileira têxtil e vestuário de Espanha entre os seus membros.

O Consejo Intertextil Español é o mais recente membro da Ginetex, que em maio deste ano integrou também o Japão na lista dos países-membros, marcando a sua estreia na Ásia (ver Ginetex chega à Ásia). Atualmente, a Ginetex conta com 23 representantes nacionais, incluindo, além dos países europeus, o Brasil e a Tunísia.