Início Destaques

Going Global para internacionalizar

Os testemunhos de internacionalização de empresas como a António Manuel de Sousa, Näz, Laranjinha e Rorene e as diferentes estratégias de associações como a Home From Portugal e a Apima fazem parte do programa da conferência Going Global – 100% ModaPortugal, que se realiza a 19 de julho, no Porto.

Promovida pelo CENIT – Centro de Inteligência no âmbito do projeto FashionUp/100% ModaPortugal, a conferência Going Global realiza-se na tarde da próxima quinta-feira e reúne associações, empresários e designers para debater o tema da internacionalização.

Ana Lisa Sousa

Com modelos de negócios diferentes, a António Manuel de Sousa (ver Vandoma ao pescoço do mundo), a Näz (ver Näz parte em missão), a Laranjinha (ver Laranjinha em novos voos) e a Rorene (ver Rorene sem fronteiras) irão dar o seu testemunho sobre as estratégias de internacionalização e o percurso que têm seguido para conquistar mais e melhores clientes além-fronteiras.

Antes disso, Maria Alberta Canizes, da associação Home From Portugal, que organiza a Guimarães Home Fashion Week (ver Guimarães no epicentro da casa), e Miguel Pereira, da Apima – Associação Portuguesa das Indústrias de Mobiliário e Afins, irão explicar as diferentes estratégias delineadas para impulsionar as empresas dos respetivos sectores de atividade nos mercados externos.

Ricardo Rocha

A conferência servirá ainda para a divulgação dos resultados do projeto FashionUp/100% ModaPortugal, promovido pelo CENIT, que desde janeiro de 2017 até junho de 2018 marcou presença em 33 feiras internacionais, num total de 155 participações de empresas portuguesas.

De destacar ainda a apresentação do projeto Worth, uma iniciativa financiada por fundos comunitários que pretende apoiar colaborações transnacionais entre designers de moda, criativos, empresas produtoras de pequena e média dimensão e empresas de tecnologia para desenvolver produtos inovadores.

A participação na conferência é gratuita mas está sujeita a inscrição (aqui).

Programa

14h00 – Receção dos participantes

14h30 – Sessão de boas-vindas

* Manuel Lopes Teixeira | CEO CENIT

* Luís Hall Figueiredo | Vice-presidente ANIVEC

14h45 – Apresentação do projeto WORTH [parceria criadores e indústria]

* Korina Molla | Project manager WORTH

15h30 – Diferentes estratégias de internacionalização

* Maria Alberta Canizes | HOME FROM PORTUGAL [têxteis-lar]

* Miguel Pereira | APIMA [mobiliário]

16.00H – Apresentação dos resultados do projeto FashionUp/100%MODAPORTUGAL

* Marlene Oliveira | Head of international unit CENIT

16h15 – Empresas-Testemunho Internacionalização

* Ana Lisa Sousa | ANTÓNIO MANUEL DE SOUSA/VANDOMA

* Cristiana Costa | NÄZ

* Luís Hall Figueiredo | LARANJINHA

* Ricardo Rocha | RORENE

16h45 – Debate

17h00 – Encerramento dos trabalhos + Coffee