Início Notícias Moda

Gonçalo Peixoto estreou-se em Milão

O jovem designer esteve, pela primeira vez, na plataforma oficial da Semana de Moda de Milão, numa participação que teve o apoio conjunto da ModaLisboa e do Portugal Fashion. Alexandra Moura deverá repetir a presença na passerelle da capital italiana da moda, a que se seguirá a vez de três jovens designers em Paris.

Gonçalo Peixoto [©ModaLisboa]

A estreia de Gonçalo Peixoto aconteceu ontem, 23 de fevereiro, com uma coleção a pensar nas pistas de dança e nas origens da música disco. «Transporta-nos para alguns dos sentimentos mais nostálgicos da era da liberdade por excelência. Este desejo físico e emocional está envolvido em uma paleta de cores vibrante e divertida, e faz-nos dançar e cantar as nossas músicas favoritas: é um escapismo brilhante, envolvido em esperança», descreve a ModaLisboa, em comunicado.

Gonçalo Peixoto [©ModaLisboa/Ugo Camera]
Uma paleta de cores ousada numa estação como o outono-inverno, com verdes, laranjas, azul forte e roxo, remetem-nos para um ambiente de festa, com tecidos acetinados a darem origem a vestidos com mangas em balão, saias curtas e bomber jackets usados com botas pelo joelho. Mas nem tudo é festa e as propostas, apresentadas num vídeo que pode ser visto no website da Semana de Moda de Milão, contemplam também fatos de treino confortáveis, a pensar no momento atual.

No anúncio da sua presença em Milão no seu Instagram, Gonçalo Peixoto confessou que este é «um momento marcante depois de um ano tão desafiante como este e não poderia estar mais feliz com a oportunidade».

Alexandra Moura é a próxima

A presença portuguesa em Milão – que em janeiro contou com Miguel Vieira e David Catalán na passerelle masculina – prossegue com Alexandra Moura, que no dia 28 de fevereiro, às 15 horas de Portugal Continental, irá mostrar a coleção Subversion para o outono-inverno 2021/2022. Segundo o Portugal Fashion, que volta a apoiar a designer, «há convivência em referências de meados dos anos 90, altura em que a designer inicia o seu curso em Design de Moda, moldando o seu sentido estético e a forma de ver a moda e, por consequência, a peça de roupa. Um mix de estilos e géneros onde a influência da música e da estética underground ganham força».

Alexandra Moura [©Portugal Fashion/Ugo Camera]
A desconstrução, as costuras para fora, o virar das peças de vestuário ao contrário fazem parte desta “subversão”, a que se soma «o readaptar de peças à mão

deixando assim o inacabado, característica já vincada no ADN da marca, com

estampados dos seus sketchbooks com colagens, linhas, fita-cola e desenhos», resume o Portugal Fashion.

O vídeo irá estrear em simultâneo no website da Semana de Moda de Milão e no canal de YouTube de Alexandra Moura.

Trio luso em Paris

Além da parceria que envolveu a presença de Gonçalo Peixoto em Milão, a ModaLisboa e o Portugal Fashion estão igualmente a cooperar, no seguimento do acordo realizado em 2018, para levar três designers nacionais à Semana de Moda de Paris, que se realiza de 1 a 9 de março.

Constança Entrudo, Ricardo Andrez [©ModaLisboa/Ugo Camera] e Maria Carlos Baptista [©Portugal Fashion]
Constança Entrudo e Ricardo Andrez são os designers habituais nos desfiles da capital portuguesa que se irão apresentar em Paris, a primeira com uma coleção baseada «numa introspeção que transborda na materialidade das paisagens» e o segundo com «uma simbiose entre a poesia e o caos do mundo em que vivemos», explica a ModaLisboa em comunicado. Já Maria Carlos Baptista salta da passerelle do Bloom, no Portugal Fashion, para Paris.

«Uma apresentação que expressa três visões diferentes para um mesmo objetivo, o da promoção da moda nacional além-fronteiras», salienta o Portugal Fashion em comunicado.