Início Notícias Moda

Google meu, Google meu

Ao motor de busca Google são colocadas diariamente as mais diversas questões, por utilizadores espalhados pelos quatro cantos do mundo. No seu relatório anual de tendências de pesquisa destacaram-se, em 2015, tópicos que viajaram entre “como andar de saltos altos?” e chegaram a “como fazer o ‘Kylie Jenner lip challenge’?”. Inquietações mais ou menos pertinentes, que por vezes nascem e morrem na rede.

Todavia, importantes ilações podem ser retiradas do histórico de procuras do Google e, no seu 15º “Ano em pesquisa”, o maior motor de busca volta a revelar as tendências globais – que podem ser circunscritas, também, a um determinado país – em áreas como o cinema, desporto, tecnologia e, também, moda e beleza.

Na moda, as principais questões giraram em torno do “como” – “Como andar de saltos altos?”, “Como desfiar jeans?” –, de definições de sapatos mule e sobre temas que inquietam mulheres há várias gerações – “O que vestir num jantar de ensaio de um casamento?”, “O que vestir no primeiro dia de aulas” ou ainda “Que cor de sapatos usar com um vestido preto e azul?”.

No campo da beleza, as questões em torno do “Kylie Jenner Lip Challenge” – o desafio que marcou as redes sociais e que consistia em utilizar um qualquer objeto para fazer sucção e provocar o inchaço instantâneo nos lábios para conseguir uma figura semelhante à da irmã mais nova de Kim Kardashian – venceram em termos globais e surgiram no topo das pesquisas. Perguntas sobre como remover o verniz e as unhas de acrílico ou de como conseguir uma pele brilhante surgiram também no top 10 das pesquisas desta temática.

O motor de busca alinhou ainda as buscas sobre a passadeira vermelha dos Óscares (ver Os Óscares e as modas), nas quais se destacaram as relacionadas com o vestido Calvin Klein de 6 mil pérolas de diferentes tamanhos que a atriz Lupita Nyong’o ajudou a projetar, que foi roubado do seu hotel e recuperado uns dias depois. O resto da lista inclui pesquisas sobre os vestidos de Gwyneth Paltrow (em Ralph & Russo) ou Lady Gaga (em Azzedine Alaïa).

A derradeira lista, segundo o portal Fashionista, estabelece o top 10 dos nomes de designers de moda que mais vezes foram escritos no motor de busca. Raf Simons, o criador que disse adeus à casa Dior em outubro, foi o mais procurado online (ver Adeus, Simons). Em segundo lugar surge a americana Shoshanna Lonstein Gruss – que gerou buzz depois da repescagem (encetada pelo website Defamer) da sua relação com Jerry Seinfeld em 1994, altura em que a designer tinha apenas 17 anos e o comediante 38. Giambattista Valli ocupa o 3º lugar e os restantes postos são tomados por Thakoon Panichgul, Tadashi Shoji, Elie Saab, Karl Lagerfeld, Christian Lacroix, Zuhair Murad e Tommy Hilfiger, em 10º.