Início Arquivo

Governo quer apostar na sociedade da informação

O Governo pretende investir, no próximo ano, 380 milhões de euros em projectos ministeriais relacionados com a sociedade da informação. O anúncio foi ontem feito pelo primeiro-ministro, Santana Lopes, na mesma altura em que divulgou a estratégia governamental nesta área para os próximos dois anos e anunciou a reconversão da Unidade de Missão Inovação e Conhecimento (UMIC) para UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento.

A estratégia para o biénio passa por ter melhores e mais eficientes serviços públicos, reduzir a burocracia para o cidadão e empresas, ter mais inovação e melhorar a qualificação e a produtividade. Entre alguns dos novos projectos apresentados, contam-se a intenção de simplificar o processo de criação de empresas, a marcação de consultas nos centros de saúde ou de actos civis pela Internet, o lançamento de uma Academia para o Governo Electrónico, facilitar o registo de entidades no domínio “.pt” (para duplicar o seu número até 2006) ou a participação de queixas às polícias por via electrónica.

Quanto à UMIC, será dotada de orçamento próprio, quadro de pessoal e poderá candidatar-se a fundos comunitários. Para os próximos dois anos, existem diversos objectivos estabelecidos ao nível de áreas concretas de investigação e desenvolvimento, como tecnologias emergentes na banda larga, a computação em rede, software aberto, tecnologias de segurança e de comunicação sem fios. Para além destes objectivos, a agência vai, ainda, apoiar a divulgação no estrangeiro de empresas tecnológicas nacionais, lançando a marca “TIC Nacional”.