Início Arquivo

Guandong recebeu com sucesso a Intertextile

De 16 a 18 de Dezembro, em Shenzhen, no «China Hi-Tech Fair Exhibition Center», mais de 3.700 compradores, predominantemente chineses, estiveram presentes na estreia do Intertextile Pavilion, organizado pela Messe Frankfurt, o Sub-Council of Textile Industry, o CCPIT-Tex, e a Shenzhen Garment Industry Association e que juntou 67 expositores, oriundos de todo o mundo. Esta participação, inserida na Semana Internacional da Moda de Shenzhen, correspondeu às crescentes exigências do sector da ITV localizado na província de Guangdong, no sentido de ser organizada, em Shenzhen, uma feira internacional de tecidos e acessórios para a confecção.

A organização mostrou-se muito satisfeita com os resultados obtidos. Katy Lam, directora das feiras da Messe Frankfurt (HK) Ltd, declarou que, «muitos expositores utilizaram este novo evento para testar o mercado do sul da China e demonstraram bastante confiança no conceito e na forma apresentados pela Messe Frankfurt e seus parceiros. Esperamos dar continuidade a esta iniciativa no futuro».

Lembramos que a província de Guangdong tem um importante peso na economia chinesa, nomeadamente no que diz respeito ao sector da ITV. Desde 1979, esta é a região mais dinâmica, em termos económicos, do país. Na zona de Shenzhen existem cerca de 3.000 empresas do sector, das quais cerca de 600 produzem entre dois e três mil marcas, sobretudo de moda feminina, distribuídas na China. Cerca de 70% dos tecidos utilizados são importados, pelo que a participação de um pavilhão Intertextile durante a Semana Internacional da Moda de Shenzhen oferece às empresas estrangeiras a oportunidade de participar neste rápido crescimento de mercado. Por outro lado, a Semana Internacional da Moda de Shenzhen tem vindo a crescer em importância e tem-se tornado num de eventos de moda mais importantes na China, tendo atraído mais de 10.000 visitantes em 2003, segundo dados da organização

Para os expositores em geral, o objectivo era apresentar os seus produtos aos compradores locais e a grande maioria dos fabricantes de vestuário localizados em Shenzhen visitaram a feira, incluindo marcas locais bastante conhecidas na região.

Em nome da maioria dos expositores que participaram no Intertextile Pavilion, Yoshiya Ohshika, da Chori Co Ltd, afirmou que, «o salão demonstrou ser uma excelente plataforma para se fazer negócio nesta região da China».

Por seu lado, no final do evento, Ravi Raindranathan, da Cotton Textiles Export Promotion of Índia disse que, «nós estivemos presentes nesta feira com o objectivo de analisar e perceber como funciona o mercado em Guandong, e estamos muito satisfeitos».