Início Notícias Marcas

Havaianas reforça circularidade

Desde que foi lançada a campanha ReCYCLE, a Havaianas conseguiu dar uma nova vida a mais de 10 mil quilogramas de chinelos em pouco mais de um ano. Os artigos foram recolhidos em todo o mundo e transformados em novas matérias-primas para dar origem a uma grande variedade de outros produtos.

[©Havaianas]

Só na Europa, já existem mais de 180 pontos de recolha associados a esta iniciativa da Havaianas – um aumento de 111 locais em relação a 2021, 16 dos quais estão localizados em Portugal. «Tem sido muito gratificante assistir à adesão do consumidor a este programa que tanto reforça o nosso posicionamento e o esforço que fazemos para ser cada vez mais sustentáveis e responsáveis», reconhece Guillaume Prou. «Temos vindo a apostar cada vez mais neste programa e achamos que ainda tem muito potencial para crescer e acrescentar valor», admite o diretor-geral da marca para o EMEA.

Foi no ano passado que a Havaianas passou a disponibilizar na Europa diversos pontos de recolha que permitem ao consumidor devolver chinelos usados, garantindo um novo ciclo sustentável a cada par.

[©Havaianas]
Através da disponibilização de diversas takeback boxes nas lojas, a marca comprometeu-se a tratar e reciclar os produtos e a transformá-los em novos objetos. Para dar uma nova vida a chinelos velhos, basta consultar os espaços que participam no programa ReCYLE e fazer a entrega num dos respetivos pontos de recolha.

Em Portugal, a Sportino foi o parceiro que se juntou a este programa, com a inclusão de Takeback Boxes em nove das suas lojas. Posteriormente, os chinelos são entregues à Rubberlink, empresa de reciclagem de borrachas, que os transforma em nova matéria-prima, seja para novos modelos, seja para materiais como tapetes de yoga ou fitness.

[©Havaianas]
O programa ReCYCLE está inserido no compromisso da Havaianas para com um mundo mais sustentável, que pretende contribuir para melhores decisões de compra e maior eficácia da cadeia de produção – desde a criação ao pós-consumo.

Ainda no combate ao desperdício, a insígnia entrou no mercado de segunda mão, em janeiro último, através da parceria com a White Stamp, start-up portuguesa de moda consciente que reintroduz, no mercado, artigos usados.

De igual modo, a Havaianas alargou a oferta de artigos fabricados a partir de materiais reciclados e lançou uma nova linha de alpercatas ecológicas, produzidas com algodão reciclado certificado com o selo de sustentabilidade da Better Cotton Initiative.