Início Notícias Têxtil-Lar

Heimtextil 2020 já mexe

A feira de têxteis-lar da Messe Frankfurt encontra-se já a preparar a próxima edição e o primeiro passo está a ser dado nas tendências. O comité que vai definir as direções para 2020/2021 reuniu-se em março, o resultado deverá ser conhecido no final do verão e apresentado na Heimtextil em janeiro de 2020.

Grietje Schepers, Anne Marie Commandeur, Caroline Till, Anja Bisgaard Gaede, Harm Rensink e Titia Dane

Anne Marie Commandeur, Grietje Schepers e Harm Rensink do Stijlinstituut Amsterdam, da Holanda, Caroline Till e Titia Dane do Studio FranklinTill, do Reino Unido, e Anja Bisgaard Gaede da agência SPOTT trends + business, da Dinamarca, constituem os nomes que compõem o Trend Council da Heimtextil 2020 e são os responsáveis pela compilação das tendências para têxteis-lar e interiores de 2020/2021.

Durante os dias 20 e 21 de março, estes especialistas juntaram as tendências mais relevantes provenientes da arquitetura, design de interiores, moda e arte e debateram o seu impacto nos têxteis para a casa e para a hotelaria.

Em destaque, segundo a organização da Heimtextil, a cargo da Messe Frankfurt, esteve a grande variedade de inspirações e projetos demonstradores que, garante o Trend Council, apesar da sua aparente diversidade se conjugam para criar uma história coerente.

O Stijlinstituut Amsterdam vai usar os resultados para determinar cinco orientações de design nos próximos meses, que serão apresentadas à indústria e ilustradas com produtos dos expositores da Heimtextil 2020.

«O principal êxito do Trend Council é dar sentido à crescente cacofonia de tendências atuais e modas passageiras. É também nosso objetivo afinar o nosso foco em tópicos relacionados com o futuro que vão além das afirmações de tendências sazonais», afirma Olaf Schmidt, vice-presidente de têxteis e tecnologias têxteis na Messe Frankfurt.

Revelação em setembro

A tendências da Heimtextil 2020/2021 serão complementadas por uma biblioteca de materiais que vai mostrar matérias-primas sustentáveis e inovadoras e demonstrar o seu potencial específico para a indústria e o design de interiores.

O Heimtextil Trend Book ficará disponível em setembro através da Heimtextil e, durante a feira, as tendências serão apresentadas no Trend Space, com ilustrações dos temas, cores, materiais, texturas e padrões.

As tendências da Heimtextil, que a Messe Frankfurt anuncia anualmente desde 1991, são vistas como um instrumento fundamental para o sector da decoração de interiores e têxteis-lar. O conceito geral inclui serviços adicionais para produtores, utilizadores e comerciantes. A Messe Frankfurt começa por fazer uma primeira apresentação no final do verão, tendo, há alguns anos, estendido essa apresentação a Guimarães, onde perante uma plateia de representantes de empresas de têxteis-lar, revela em primeira-mão as tendências que vão marcar o ano seguinte.

Para 2019/2020, a Heimtextil apontou como tema “Toward Utopia”, com direções para um mundo ideal, que foram apresentadas durante a edição de janeiro de 2019, onde marcaram presença 3.065 expositores de 65 países e cerca de 67.500 visitantes de 135 países.

A edição de 2020, que será a 50.ª, está agendada de 7 a 10 de janeiro de 2020.