Início Destaques

Heimtextil 2022 arranca com definição de tendências

A forma como a pandemia mudou o estilo de vida dos consumidores é o ponto de partida, que está a ser explorado pelo Heimtextil Trend Council, para a definição das tendências para 2022/2023 da maior feira dedicada aos têxteis-lar, agendada para janeiro do próximo ano.

Olaf Schmidt [©Messe Frankfurt GmbH/Pietro Sutera]

As primeiras reuniões do painel de especialistas internacionais de tendências tiveram lugar online e marcam o arranque da Heimtextil, que deverá ter lugar em Frankfurt de 11 a 14 de janeiro de 2022.

«Mesmo depois de um período difícil, as tendências da Heimtextil estarão no coração da nossa feira e serão um ponto central para todos os que procuram inspiração e querem atualizar-se no design progressivo e nos temas mais quentes de decoração da próxima estação. Ao longo de três décadas, as tendências tornaram-se a bandeira internacional e uma proposta única de valor da Heimtextil. É também uma prioridade no planeamento da próxima Heimtextil», afirma Olaf Schmidt, vice-presidente de têxteis e tecnologias têxteis da Messe Frankfurt.

O Heimtextil Trend Council, que é composto por três gabinetes de renome – SPOTT Trends & Business, da Dinamarca, o Studio FranklinTill, do Reino Unido, e o Stijlinstituut Amsterdam, da Holanda –, debateu os últimos desenvolvimentos no design em dois workshops online, face à impossibilidade de se reunir fisicamente. O SPOTT Trends & Business lidera o projeto e será, por isso, responsável pela apresentação das tendências em Frankfurt.

Um dos pontos centrais desta apresentação será a forma como a pandemia mudou a vida das pessoas e, consequentemente, como tal se reflete na casa. Em ligação com isso, será dada ênfase especial ao tema “novo trabalho”, que será visto sob novas facetas. «O Heimtextil Trend Council analisou as tendências futuras desde o anseio por tendências inovadoras e inspiradoras até à navegação por novas formas de comunicar para continuar o nosso caminho imperativo da sustentabilidade através de tudo o que fazemos», explica Anja Bisgaard Gaede, fundadora e CEO do SPOTT Trends & Business. «A somar a isso, olhamos para a abrangência do trabalho híbrido no futuro e colocamos o foco na segurança e na proteção no contexto da Heimtextil. No fundo, o conceito das tendências da Heimtextil para 2022/2023 está em sintonia com o espírito do futuro e de um negócio de interiores viável», resume.

Anja Bisgaard Gaede (SPOTT Trends & Business) [©Bine Bach Damsgård]
O trabalho do Heimtextil Trend Council será apresentado inicialmente em setembro, com a antevisão dos temas principais das tendências, que poderão ser depois explorados durante a feira. Será também no espaço expositivo de Frankfurt que os visitantes da Heimtextil poderão ter acesso à Future Materials Library, com curadoria do Studio FranklinTill, que na próxima edição será reforçada com novos materiais sustentáveis.

A Heimtextil 2022 marca o regresso da maior feira de têxteis-lar ao continente europeu, depois da pandemia ter ditado o cancelamento do certame em 2021, anunciado em janeiro. «A pandemia de coronavírus tomou o palco central e os nossos planos não escaparam ao seu impacto. Face à atual situação, não seria possível para nós satisfazermos as exigências dos nossos clientes para as feiras internacionais em abril ou maio», justificou, na altura Detlef Braun, membro do conselho executivo da Messe Frankfurt, para cancelar a Heimtextil 2021, que tinha sido já adiada para maio.