Início Notícias Têxtil-Lar

Heimtextil conversa sobre design de estofos

No próximo ano festeja-se o 50.º aniversário da feira internacional de têxteis-lar, que decorrerá entre os dias 7 e 10 de janeiro, em Frankfurt. Na edição que marca meio século de atividade, a Heimtextil oferece vários eventos e palestras, entre elas a Design Dialogue, dedicada ao sector dos estofos.

A 50.ª edição da feira internacional de têxteis-lar convida Anne Marie Commandeur, diretora da agência de design Stijlinstituut Amsterdam, Christiane Müller, co-fundadora do estúdio de design Müller Van Tol, e o designer Werner Aisslinger, para abordar as tendências, inovações e perspetivas ao nível do design de estofos. A palestra Design Dialogue – The Future of Furniture Fabrics acontecerá no hall 4.2, durante o segundo dia da feira, onde Susanne Tamborini-Liebenberg, editora chefe da revista md Interior Design Architecture, irá servir de moderadora do debate.

Anne Marie Commandeur já é versada enquanto oradora em seminários e exposições internacionais. Além de diretora da agência Stijlinstituut Amsterdam, uma referência informativa para a indústria, é também examinadora externa em várias academias e universidades e palestrante sobre os desenvolvimentos de estilo e aplicações de design. Já Christiane Müller dedica-se à criação de materiais de superfície, definindo a sua arquitetura, estrutura, proporção, dimensão, cor e caráter dos acabamentos para chãos, paredes, tetos, mobiliário e tecidos.

Por sua vez, Werner Aisslinger aborda o design de produto e a arquitetura sob uma perspetiva experimental e futurista, introduzindo as mais recentes tecnologias e os novos materiais e técnicas nas suas criações. O seu projeto Loftcube, de 2016, tornou-se um dos modelos habitacionais transportáveis mais discutidos nos últimos anos.

Deste modo, a Messe Frankfurt tem preparado um programa de várias palestras, apresentações, concursos, eventos e visitas que celebram 50 anos de influência na indústria dos têxteis-lar. «50 edições ao longo das últimas cinco décadas são um fenómeno raramente experienciado no sector em rápida mudança das feiras profissionais e são quase uma eternidade», afirma Detlef Braun, CEO da Messe Frankfurt. «Diferente de todas as outras feiras, a Heimtextil representa variedade de produto, influência internacional e liderança indiscutível do mercado no sector têxtil. Enquanto feira de design, reinventa-se continuamente, continua a apresentar as tendências mais recentes para a casa como sempre fez e torna as tendências de decoração de amanhã tangíveis», explica.

Palestras e eventos mantêm o entretenimento

Além da Design Dialogue, o programa apresenta ainda um vasto leque de palestras e seminários, entre os quais Sleep! The Future Forum. Apesar de não ser uma estreia de 2020, a discussão dedicada ao sono ocupará os quatro dias da feira no hall 11.0, com cerca de 150 influências da indústria e startups que têm preparadas exibições sobre as tendências têxteis e inovações inteligentes para um sono saudável. Este programa abordará os temas “Sleep & Digital”, “Sleep & Hospitality”, “Sleep & Sport”, “Sleep & Sustainability” e a estreia de “Sleep & Interior Design”.

Também a Textile Technology Talks, no hall 3.0, se estenderá nos dois primeiros dias da feira, providenciando informações sobre as últimas tecnologias e desenvolvimentos ao nível do produto, em cooperação com várias empresas e especialistas na área, como a empresa Neenah Coldenhove sobre “Home is where Textol is” (7 de janeiro), além do grupo AVA CAD/CAM com o tema “Specialised Design & Colour Management Solutions for Printed Textiles” e, ainda, “Industry InkJet Printing”, em cooperação com a ESMA (associação europeia dos produtores de equipamento de estamparia por quadros), no dia 8 de janeiro.

Por outro lado, a Heimtextil anuncia a segunda edição do concurso New & Next University Competition, dirigido exclusivamente a universidades especializadas em design têxtil. A feira internacional convidou os estudantes a submeter três esboços de design através de uma plataforma online estabelecida para o efeito, até ao passado dia 30 de setembro. Durante o primeiro dia, a Heimtextil anunciará os vencedores, oferecendo-lhes uma oportunidade para se apresentarem à indústria, na área Textile Design, no hall 3.0.

Além disso, a exposição Interior.Architecture.Hospitality, localizada no hall 4.2, representa também uma plataforma exclusiva no seio da feira internacional, dedicada às necessidades e exigências de designers de interiores, arquitetos e especialistas em hospitalidade. Entre os dias 7 e 10 de janeiro, a mostra irá receber expositores selecionados e os seus respetivos artigos têxteis, desde tecidos com funções artísticas ou propriedades especiais e revestimentos de parede inovadores. Esta exposição inclui também um espaço no Trend Space, que apresenta as tendências para 2020/2021, visitas guiadas, assim como algumas palestras com convidados de referência na indústria.

Deste modo, a Heimtextil espera receber cerca de 3.000 expositores (em janeiro de 2019 foram 2.714), antecipando igualmente uma tendência positiva no número de visitantes estrangeiros «Tal como antes, estamos a registar um crescimento de outros países dentro e fora da Europa. Os produtores internacionais confiam na Heimtextil como uma plataforma atrativa para o negócio de exportação e um evento de lançamento de tendências onde podem apresentar os produtos para a nova estação no início do ano», revela Olaf Schmidt, vice-presidente de têxteis e tecnologias têxteis da Messe Frankfurt.