Início Notícias Tendências

Heimtextil desvenda tendências

A maior feira europeia de têxteis-lar apresenta amanhã, no Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, os temas que irão marcar as propostas para a casa em 2016/2017. Well-Being 4.0 é o conceito que dá o mote para as próximas coleções da Heimtextil, agendada para 12 a 15 de janeiro, em Frankfurt.

Anne Marie Commandeur , diretora do stijlinstituut amsterdam, um dos gabinetes internacionais responsáveis pelo desenvolvimento das tendências da Heimtextil, estará a partir das 10h de amanhã no Centro Cultural de Vila Flor para dar a conhecer às empresas portuguesas os conceitos que irão dominar as propostas para a casa em 2016/2017.

Well-Being 4.0 (que em português pode ser traduzido por Bem-Estar 4.0) é o tema principal escolhido para esta edição. «Tem tudo a ver com têxteis que emitem uma aura de relaxamento e calma. Tudo será orientado no sentido de oferecer uma vida melhor e um maior bem-estar. Ao mesmo tempo, a tecnologia e a ciência, em interligação com os têxteis, têm um papel fundamental. O número 4.0 faz eco da “indústria 4.0” e significa soluções inteligentes, digitais e customizadas», antecipa o website da Heimtextil.

O tema Well-Being 4.0 está dividido em quatro conceitos: Protect, que prevê uma estética depurada; Energise, relacionada com a utilização da tecnologia pelas pessoas para melhorarem o seu bem-estar; Nourish, onde convergem paisagens urbanas e naturais e onde se espraia um mundo novo sustentável; e Enrich, que coloca o enfoque em elementos altamente decorativos que misturam referências culturais com o passado e o futuro.

As tendências da Heimtextil estão compiladas num novo “trend book”, dividido em três partes, que apresenta não só os quatro subtemas com base nos materiais, designs e cores, mas também a paleta de cores e um editorial que ilustra a predominância da tendência Well-Being 4.0. «O editorial olha para a utilização de plantas para apelar aos sentidos, coloca um foco em minerais  valiosos e têxteis terapêuticos e define que cores constituem um sentimento de bem-estar», aponta em comunicado a organização da Heimtextil, a cargo da Messe Frankfurt.

Para além da apresentação das tendências, o evento em Guimarães contará ainda com a presença da diretora da Heimtextil, Meike Kern, que irá fazer a apresentação da feira. Na última edição do certame, realizada em janeiro deste ano, a Heimtextil contou  com 2.759 expositores de todo o mundo, incluindo 68 empresas portuguesas, e mais de 68 mil visitantes profissionais.