Início Destaques

Heimtextil reforça segurança

Para garantir que os eventos possam prosseguir com segurança, a Heimtextil estabeleceu um novo conceito de proteção e higiene focado na retoma das reuniões presenciais para o sector.

Sorema [©Messe Frankfurt GmbH/Jean-Luc Valentin]

A Messe Frankfurt, entidade a cargo da feira internacional de têxteis-lar, desenvolveu um novo conceito que abrange várias medidas detalhadas de higiene e cuidados médicos. O formato aprovado pelas autoridades competentes do Estado de Hesse, na Alemanha, garante o distanciamento social, higiene e ainda a circulação de ar fresco. Na próxima edição do certame, que decorrerá de 12 a 15 de janeiro de 2021, estas normas já estarão em vigor.

«Apesar e por causa da situação da pandemia, temos vindo a receber feedback de que uma grande parte dos players internacionais do sector está muito positiva para a Heimtextil no início do ano», afirma Olaf Schmidt, vice-presidente para a área têxtil da Messe Frankfurt. «Há um desejo enorme em reunir cara a cara. Existe a necessidade de trocar informações sobre novos produtos, tendências, desenvolvimentos tecnológicos do mercado e também o desejo de impulsionar as atividades depois da retoma. Sentimos a grande confiança que os nossos expositores têm em nós para providenciar à indústria uma plataforma de comércio segura, com boas perspetivas de sucesso e vamos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para o conseguir», explica.

Piubele [©Messe Frankfurt GmbH/Jean-Luc Valentin]
A Messe Frankfurt refere que o novo conceito foi projetado para garantir a segurança e a saúde de todos os expositores, visitantes, parceiros e funcionários, uma vez que estes são a «principal prioridade». «É necessário repensar os conceitos da feira. As regulamentações de higiene e proteção em vigor durante o evento também têm de ser respeitadas», aponta Olaf Schmidt.

Neste âmbito, a organização da Heimtextil vai reger-se pelas normas do Robert Koch Institute e também pelos requisitos atualmente em vigor na “Corona Contact and Operating Restrictions Regulation”, implementada no Estado de Hesse no passado dia 7 de maio de 2020.

Normas e mudanças

Tendo em conta que o distanciamento social é um dos conceitos mais importantes face a esta nova realidade provocada pela pandemia, os stands do certame vão ter um tamanho mínimo de 18 metros quadrados, para que seja possível respeitar uma distância de 1,5 metros entre expositores e visitantes. Tal como os stands, alguns corredores vão também ser consideravelmente aumentados para assegurar precisamente esta norma. Os corredores com cinco metros permitem a passagem segura nos dois sentidos, enquanto os corredores que tiverem menos de três metro só podem ser usados num único sentido.

«Em que situações devem ser utilizadas máscaras vai depender da situação legal atual, pelo que não é possível prever como será em janeiro de 2021», esclarece a Messe Frankfurt.

A disposição dos stands criada pelos expositores também deve ter em conta o cenário de pandemia, o que significa que estes espaços têm que ir ao encontro do distanciamento social. Planear horários com os visitantes pode ser uma opção para controlar as entradas e as saídas do stand, assim como uma organização menos complexa de forma a haver mais espaço disponível. As apresentações ou palestras nos stands devem também cumprir estes requisitos.

Para zelar pela higiene, estarão expostos em todas as áreas da feira vários dispensadores de desinfetante, colocados em zonas estratégicas como entradas e saídas. As superfícies de contacto, como é o caso de balcões e mesas, vão ser frequentemente limpas e devidamente higienizadas pelas equipas de serviço. O espaço da Heimtextil vai estar ainda equipado com uma tecnologia de ventilação avançada, que utiliza até 100% do ar externo para fornecer ar fresco.

Nosdil [©Messe Frankfurt GmbH/Jochen Günther]
Os pontos gastronómicos da feira de Frankfurt vão continuar a existir, com a subsidiária Accente, que terá várias opções de produtos alimentares para os participantes da Heimtexil. Contudo, o consumo de comida ou bebidas previamente abertas não poderá ser efetuado, uma vez que não está de acordo com as medidas de segurança para a área da restauração.

A organização revela ainda que todos os expositores e visitantes vão ter de efetuar um registo prévio que inclua uma declaração sobre o estado atual de saúde do participante. Para assegurar o controlo da feira, os ingressos para a Heimtextil só vão ser validados em dias específicos. No caso do registo online, o processo é totalmente eletrónico, de modo a diminuir todos os pontos de contacto.

Até janeiro, a organização salvaguarda que poderão existir mudanças se as regulamentações pelas quais se regem assim o decretarem, em prol de uma maior segurança e higiene.