Início Destaques

HeiQ e Lycra juntam esforços

A suíça HeiQ e a americana The Lycra Company estabeleceram uma parceria em múltiplas plataformas com a qual prometem criar mais tecnologias têxteis inovadoras e sustentáveis. O primeiro resultado será conhecido ainda este verão, traduzindo-se em tecidos de elastano com acabamentos antivirais e frescos.

Julien Born e Carlo Centonze [©HeiQ]

O anúncio desta parceria foi resultado de negociações iniciadas em 2019 entre as duas empresas para acertar filosofias e forças nas áreas da ciência têxtil, redes comerciais e marketing mundial. A HeiQ e a The Lycra Company assumiram como visão comum inovações vocacionadas para os consumidores em segmentos como a termorregulação, frescura e sustentabilidade.

«Estamos satisfeitos por anunciar o lançamento desta colaboração, o culminar de conversações que começaram há dois anos», afirma Steve Stewart, diretor de marca e inovação na The Lycra Company. «Ao combinarmos as forças de ambas as empresas, vamos continuar a impulsionar inovação significativa dentro da indústria têxtil, entregando novas soluções a um ritmo mais rápido para uma audiência maior», explica.

Segundo o comunicado da HeiQ, as duas empresas têm forças complementares. Enquanto a The Lycra Company é líder reconhecida pelo consumidor em fibras de marca e tecidos para os mercados do elastano, aquecimento e arrefecimento, a HeiQ é conhecida pelas inovações com base em acabamentos, nas áreas do controlo de odores, sustentabilidade, gestão inteligente de temperatura e antiviral.

A primeira «de muitas» das plataformas de inovação será lançada este verão e conjuga o controlo de odores e as propriedades antivirais dos acabamentos da HeiQ com a qualidade e conforto dos tecidos de elastano certificados para boas performances com a nova tecnologia Lycra freshFX. O foco inicial será nas cadeias de valor para o consumidor chinês e o lançamento está agendado para a feira Intertextile Shanghai Apparel Fabrics, que se realiza em Xangai de 25 a 27 de agosto.

«O nosso objetivo na HeiQ é permitir que as marcas e fábricas da indústria têxtil possam dar mais conforto, performance e sustentabilidade aos produtos têxteis, ao mesmo tempo que aumentamos a consciência de marca junto de consumidores-chave que mais irão beneficiar destas inovações», revela Carlo Centonze, cofundador e CEO do grupo HeiQ. «Esta colaboração com a The Lycra Company não só junta as melhores mentes, como também assegura que as nossas inovações revolucionárias vão estar disponíveis e beneficiar o máximo possível de consumidores», acrescenta.

«A colaboração é baseada numa forte base de valores comuns e filosofias partilhadas pelas duas empresas», sustenta Julien Born, CEO da The Lycra Company. «Estamos desejosos de explorar as sinergias naturais entre nós e descobrir novas soluções para a indústria de vestuário», acrescenta.

Estratégia de crescimento

Esta parceria é mais um passo na estratégia de crescimento da HeiQ, que se tem vindo a reforçar nos últimos meses, quer através da junção de esforços com outros atores do mercado, quer através da aquisição de negócios complementares.

Em maio, a empresa adquiriu a Ras AG, uma empresa alemã que desenvolve e produz aditivos e sistemas de revestimento antimicrobianos sob a marca Agpure, assim como revestimentos transparentes eletricamente condutores e refletores de infravermelhos sob a marca Ecos.

Já em junho comprou a Life, uma empresa que desenvolveu um portefólio de ingredientes e fórmulas inteligentes com aplicações em diversas indústrias, dos têxteis à cerâmica, que inibem ou gerem o crescimento de bactérias, fungos, algas e outros microrganismos que fiquem em contacto com os materiais tratados. Na área da moda, diversas marcas e produtores usam os aditivos antimicrobianos da Life, incluindo a DuPont, a Marks & Spencer, a John Lewis e a Columbia Sportswear.

[©HeiQ]
«As nossas recentes parcerias demonstraram o apetite pelos nossos antimicrobianos e, sobretudo, a HeiQ Viroblock em indústrias fora dos têxteis. O nível de interesse sustentado que temos visto de marcas B2B, B2C e B2B2C enchem-nos de confiança que a tecnologia antimicrobiana está a tornar-se generalizada para todos os materiais que tocamos no nosso dia a dia. Por isso, esta aquisição, que é liderada por um fundador talentoso e empreendedor, reforça os ganhos que já fizemos no espaço antimicrobiano», salienta Carlo Centonze.

«Tanto a HeiQ como a Life estão orientadas para a inovação e tecnologia e é por isso que há uma combinação tão boa entre as duas empresas. Já identificamos múltiplas oportunidades para conjugar e aproveitar as tecnologias de ambas para alimentar o futuro crescimento do volume de negócios», acrescenta Tom E. S. Ellefsen, fundador e CEO da Life.

A HeiQ estabeleceu ainda uma parceria com a Alchemie Technology, através da qual esta última irá lançar uma nova solução digital de acabamentos multifunções. A Novara, que será introduzida no mercado no terceiro trimestre, pode aplicar apenas de um lado ou, em simultâneo, dos dois lados, um revestimento de múltiplos acabamentos para áreas específicas do têxtil. Por exemplo, combinar anti-odor e repelência à água num único material. A solução permite uma poupança de 50% em químicos, 50% em energia e uma redução no custo por metro de até 50%.

«Estamos satisfeitos por nos associarmos à Alchemie Technology e ao seu percurso para transformar a indústria têxtil com soluções que reduzem o impacto ambiental de tingir e acabar. Com benefícios de custo tão atrativos, a tecnologia da Alchemie é boa para a indústria têxtil e para o ambiente», resume o CEO do grupo HeiQ.