Início Notícias Marcas

H&M e Google unem esforços

A gigante da internet Google e a número 2 do retalho H&M formaram recentemente uma aliança para o desenvolvimento de uma app Android cujo objetivo é recolher dados pessoais da cliente para vestidos customizados. O batizado “Data Dress” chega ainda em 2017.

A aplicação recorre à tecnologia Awareness API da Google – que facilita a criação de apps mais inteligentes e com interação mais natural com os utilizadores, podendo considerar fatores como a hora, local, atividade, condições meteorológicas, etc. e, com base nesse conhecimento, adaptar ações – para registar o estilo de vida da utilizadora.

A informação é recolhida durante uma semana e usada depois pela marca de moda digital detida pelo grupo H&M, a Ivyrevel, para criar vestidos por medida, com um leque de preços que começa nos 99 dólares, avança o portal de tendências WGSN.

Paralelamente, as utilizadoras poderão também especificar o estilo de vestido que pretendem, seja ele para eventos formais, festas ou para o local de trabalho.

A Google apresenta esta investida como “coded couture”, ou alta-costura codificada, dependendo de tudo aquilo que o smartphone da utilizadora sabe sobre ela.

Os dados recolhidos pela tecnologia ditam ainda a escolha de material, cor, corte, bem como detalhes, como a manga ou a cintura da peça.

A aplicação está atualmente num estádio beta fechado na Ivyrevel e apenas disponível para algumas “influenciadoras” selecionadas, mas será lançada publicamente ainda no decorrer de 2017. No entanto, qualquer pessoa interessada em testar a tecnologia pode inscrever-se no website da Ivyrevel e vir a ser considerada para uma experiência com o Data Dress.

«Acreditamos que a moda pode ampliar a personalidade e aumentar a confiança das clientes. Mas encontrar algo único para vestir pode ser difícil. É por isso que nós, com os nossos amigos da Google, desenvolvemos uma tecnologia que nos permite criar um design único com base nas vivências das nossas clientes. Magia, arte e codificação trabalham em conjunto», pode ler-se no website da Ivyrevel, que tem vindo a despertar a curiosidade das internautas nas redes sociais com a hashtag #codedcouture.