Início Notícias Retalho

H&M e Ikea unem-se para impulsionar criativos

“By Londoners, for Londoners” é o novo slogan do Atelier100, uma loja que junta as duas gigantes suecas H&M e Ikea na promoção e venda de produtos desenhados por criativos que vivem a menos de 100 quilómetros da capital britânica.

[©Atelier100]

A H&M uniu-se à Ikea para lançar o projeto “By Londoners, for Londoners” no Atelier100, instalado no espaço Ikea no Livat de Hammersmith, em Londres, e que foi projetado a partir de materiais de construção retirados de pontos de venda fechados da H&M e da Topshop na capital britânica. «Ideias locais, pessoas locais, produção local», lê-se nas redes sociais do Atelier100, onde não há menção à iniciativa vinda das mãos das duas empresas suecas. Em específico, a retalhista de moda, que tinha já escolhido o Reino Unido para estrear novo negócio, uniu forças com o grupo Ingka, o maior investidor da retalhista de decoração, segundo escreve o site modaes.es.

Entre os criativos envolvidos no primeiro lote de marcas da dupla sueca encontram-se os designers de moda Adam Jones e Octavia Banks, o designer de mobiliário Martino Gamper e a empresa de joalharia Gum London. Os designers selecionados previamente para esta loja receberam um orçamento de 10 mil libras para lançar as suas criações, assim como formação e assessoria por parte da H&M e da Ikea. Para conseguir um lugar no programa, ambas as retalhistas consideraram projetos artísticos que vão desde a moda à música e à joalharia.

[©Atelier100]
O Atelier100, que nasceu no passado mês de abril, faz parte de um projeto-piloto entre a Ikea e a H&M. Depois de testar o modelo durante 12 meses, o plano das gigantes suecas é continuar a abrir mais “fábricas de ideias” em outras partes do mundo.

A colaboração entre as empresas de moda e de decoração, respetivamente, não é de hoje. Já em 2019, as duas retalhistas estabeleceram uma parceria para a promoção de um estudo sobre o reaproveitamento de tecidos e a prática da circularidade.

Também no ano passado, a H&M e a Ikea fecharam uma colaboração com a Kingsficher para criar o Race to Zero Breakthroughs com a Walmart, uma iniciativa que tem como objetivo reduzir o aumento do aquecimento global em 1,5 ºC e minimizar as emissões do carbono até 2040.