Início Destaques

Hologramas recriam ITV portuguesa em Paris

Uma instalação imersiva holográfica de uma fábrica irá ilustrar, na capital francesa, os processos usados na produção de têxteis e vestuário, numa iniciativa da estratégia ModaPortugal para mostrar a transparência e a circularidade da moda “made in Portugal”.

A instalação faz parte de um evento agendado para a noite de 29 de setembro, na Salle Yoyo do Palais de Tokyo, em plena Semana de Moda de Paris, dedicada ao pronto-a-vestir de senhora, que começou ontem e se prolonga até à próxima terça-feira, 4 de outubro.

«A presença na semana de moda de Paris é fundamental para a estratégia ModaPortugal, que continua a sua missão de promoção da indústria têxtil e vestuário portuguesa nos mercados internacionais. O CENIT pretende, com esta ação, sublinhar as novas dinâmicas de digitalização dos processos industriais e a capacidade do sector para regenerar o sistema da moda, tornando-o mais circular», explica, ao Portugal Têxtil, Luís Hall Figueiredo, presidente do CENIT- Centro de Inteligência Têxtil, que promove a estratégia ModaPortugal em parceria com a ANIVEC – Associação Nacional das Indústrias de Vestuário e Confeção.

Assumindo como conceito ModaPortugal Life Cycles, a mostra tem como objetivo central «atrair a atenção de novos clientes e marcas para a produção em Portugal, através de uma demonstração do know-how da indústria têxtil e vestuário portuguesa» – um universo que é composto «por mais de 6.000 empresas e mais de 128.000 trabalhadores», sublinha o CENIT.

Luís Hall Figueiredo

Depois de recolhidas imagens reais do interior de várias fábricas, as mesmas foram convertidas em 3D e realidade virtual, «passíveis de serem manipuladas à distância, com capacidade de intervenção no processo industrial», revela. Esta “fábrica” será replicada de forma holográfica na Salle Yoyo do Palais de Tokyo, numa instalação que combina «a dimensão tecnológica com o saber-fazer convencional, retratado pela presença de máquinas de costura que apelam à manufatura e à reconversão de peças de roupa, numa “repair station”», afirma.

Para além desta experiência holográfica imersiva, será ainda possível ver, em ecrãs espalhados pelo espaço, a atual campanha ModaPortugal de divulgação da indústria têxtil e vestuário portuguesa, que sublinha os valores da circularidade «e onde corpos de modelos virtuais flutuam num espaço animado graficamente, recorrendo ao desenho 3D», destaca.

Este não é o primeiro evento que a estratégia ModaPortugal promove em Paris, tendo já estado na Cidade-Luz, igualmente durante a Semana de Moda, em 2019, com a chamada Zona Industrial ModaPortugal.