Início Destaques

Home From Portugal tem novo presidente

Xavier Leite, presidente da Têxteis Penedo, assumiu a liderança da associação Home From Portugal, que em breve terá uma nova sede em Guimarães. Um projeto estimulante numa altura em que a indústria de têxteis-lar, e a sua própria empresa, tem de dar resposta aos desafios impostos pela subida dos custos.

Xavier Leite

O repto para presidir à associação Home From Portugal – fundada em 2009 e direcionada para apoiar a internacionalização da fileira portuguesa de têxteis-lar – acabou por ser irrecusável. «Não pude recusar porque realmente faz parte do nosso ADN desenvolver a indústria têxtil e dar-nos a conhecer ao mundo – há uma necessidade de nos expandirmos, todas as empresas, em termos internacionais», justifica Xavier Leite ao Portugal Têxtil.

Os novos órgãos sociais da associação – que conta ainda com Fátima Sousa, administradora da Domingos de Sousa, e com Paulo Pacheco, diretor comercial da Mi Casa Es Tu Casa, como vice-presidentes na direção; com Sandra Cunha, da Pereira da Cunha, como presidente da assembleia-geral, que tem na vice-presidência António Leite, CEO da Lumatex, e Carlos Carvalho, sócio da Coton Couleur; e com Pedro Silva, diretor de comunicação e vendas da Isadora, como presidente, e Pedro Lobo, CEO da ParallelCotton, e Dionísio Pereira, sócio-gerente da Pereira & Freitas, como vogais do conselho fiscal – estão ainda a dar os primeiros passos, mas um dos primeiros objetivos está conquistado.

«A primeira coisa que fizemos foi solicitar à Câmara de Guimarães ajuda para nos dar instalações para a sede, o que já conseguimos», revela Xavier Leite. «A partir daí vamos começar a ter reuniões periódicas com os membros da associação, para que possamos traçar metas e tentar fazer alguma coisa por esta indústria», acrescenta.

Além de apoiar a participação conjunta de empresas portuguesas de têxteis-lar em eventos internacionais, como a Heimtextil, a associação organiza igualmente a Guimarães Home Fashion Week, cuja sétima edição teve lugar na semana passada. «Tem sido algo muito positivo. É uma montra onde se pretende cativar e chamar clientes, convidando os melhores importadores internacionais para verem in loco o que de melhor se faz em Portugal, para conhecerem as marcas, a capacidade e os produtos que as empresas têm para vender, num espaço magnífico como o da Pousada de Santa Marinha da Costa», destaca o novo presidente da Home From Portugal, que sublinha ainda que «a associação tem esta facilidade de juntar quase todo o sector criativo e industrial num evento e isso é uma mais-valia que traz a todos os industriais».

Aliás, reforça Xavier Leite, a importância da união é cada vez maior. «Temos de valorizar o sector, fazer com que seja cada vez mais reconhecido, porque na fase em que o mundo está hoje, onde tudo está mais do que descoberto, temos de fazer a diferença. O que importa nesta fase é remarmos todos para o mesmo lado, é algo que entendo ser muito importante para a indústria portuguesa», afirma o presidente da Home From Portugal.