Início Notícias Tendências

Homens atacam Londres

A temporada de desfiles de pronto-a-vestir masculino dedicados ao outono-inverno 2017/2018 arrancou em Londres a 6 de janeiro e o calendário da capital britânica já permitiu alinhar as primeiras tendências da estação: silhuetas oversized, cores vibrantes, inspiração militar e memórias da década de 1990.

Um apontamento já retirado dos alinhamentos da rebatizada London Fashion Week Men (ver Londres rebatiza homem) é o corte oversized.

A Topman Design apostou forte em peças oversized, com uma coleção inspirada no estilo grunge da década de 1990. A coleção incluiu jeans de silhueta baggy com bolsos laterais combinados com casacos curtos, além de sweaters estampadas e de fitting largo combinadas com calças baggy.

Os cortes oversized dominaram também a passerelle de Craig Green, com casacos e calças acolchoados e XXL. A mostra da Astrid Andersen continuou o guião de medidas exageradas, em propostas inspiradas pelo sportswear. A JW Anderson foi mais longe e aplicou a desproporção nos acessórios.

Ainda que a cor fique muitas vezes esquecida nas coleções dedicadas à estação fria, uma paleta vibrante e ousada pintou muitas das coleções que cruzaram a passerelle londrina. A Topman Design combinou rosa, verde, laranja e amarelo no seu alinhamento, enquanto a Liam Hodges reinterpretou a estética militar com salpicos de amarelo e verde fluorescentes.

Christopher Shannon recorreu a tons vibrantes e divertidos, enquanto a JW Anderson sugeriu uma mistura de cores fortes intercetada por estampados coloridos. A Sibling, por seu turno, construiu uma paleta a partir do laranja, branco e azul em estampados geométricos.

De acordo com os insiders da indústria, o amarelo e o verde – particularmente o “Greenery”, cor do ano do instituto Pantone (ver 2017 pinta-se de verde) – podem vir a assumir-se tons dominantes da estação, mas para confirmar essa previsão faltam cumprir os calendários de Milão (com início a 14 de janeiro), Paris (arranca a 18) e Nova Iorque (começa a 30 de janeiro).