O elastano Creora 3D Max foi apresentado pela primeira vez na feira virtual Kingpins24, que teve lugar a 23 e 24 de junho. «O denim, nos seus muitos estilos e acabamentos, é a escolha obrigatória de vestuário para consumidores em todo o mundo e ter conforto o dia todo sem sacrificar a manutenção da forma é uma exigência», explica a Hyosung, que em Portugal é representada pela Dtexcom.
O elastano 3D Max confere aos artigos de denim propriedades como elasticidade elevada e «excelente» recuperação de forma, que dura muito tempo. Os jeans fabricados com 3D Max também oferecem um toque e aspeto natural e a fibra permite acabamentos amigos do ambiente e tratamentos laser, de acordo com a empresa.
«No denim, tem sido tradicionalmente difícil conseguir muita elasticidade sem ficar distendido ou largo», afirma Mike Simko, diretor de marketing de têxteis da Hyosung. «A indústria quer mais de 50% de elastano, mas querem com menos de 5% de relaxamento. Embora haja atualmente uma forma de conseguir estes objetivos, pode ser dispendioso e restritivo, por isso as fábricas e marcas têm pedido à Hyosung uma solução melhor», explica.
Desenvolvimento em colaboração
Num debate online na Kingpins24 sobre a importância de desenvolvimentos realizados em colaboração e como a indústria de denim pode beneficiar do trabalho em conjunto, Tim Huesemann, diretor e acionista da especialista em denim Panther Denim & Tat Fung, revelou que «com o 3D Max introduzido pela Hyosung vemos muitos benefícios. Um deles é que se quer fazer denim onde possa ser aplicado laser, por isso é preciso assegurar que a quota de poliéster é reduzida. Uma vez que este é à base de elastano, um componente de elevada elasticidade, pode realmente beneficiar a lavagem a laser para qualquer tecido de denim. Estamos mesmo a acrescentar tingimento que possa ser usado com laser para melhorar o produto 3D Max».
Neste debate, Mike Simko também abordou o elastano Creora Regen, certificado GRS (Global Recycled Standard), feito a 100% com a recuperação de resíduos, e o recente lançamento do elastano de base biológica, feito 100% a partir de fontes renováveis, essencialmente milho industrial.
A procura de reciclados tem, de resto, aumentado, como afiançou Simon Whitmarsh-Knight, diretor de marketing da região EMEA (Europa, Médio Oriente e África) na sua intervenção durante a conferência anual da ITMF. «Produzir uma boa fibra de forma sustentável é o principal», destacou, ao Jornal Têxtil, Simon Whitmarsh-Knight.
«Na Hyosung, o nosso objetivo é reduzir os resíduos, não apenas comercializar produtos», confirmou agora Mike Simko. «Por isso, seja o nosso elastano ou a poliamida ou o poliéster, [a gama] Regen é toda 100% resíduos recuperados», resumiu o diretor de marketing de têxteis da Hyosung.
Elastano para máscaras
Para ajudar no combate à pandemia de Covid-19, a Hyosung converteu as suas instalações para aumentar a produção do elastano Creora, usado na produção de máscaras essencialmente para prender a máscara de forma confortável ao rosto.
A Hyosung doou ainda mais de 420 mil dólares (mais de 370 mil euros), assim como artigos para a área da saúde aos médicos na linha da frente do combate ao novo coronavírus na Coreia do Sul.