Início Notícias Tecnologia

iBag 2, a bolsa da contenção

O Finder.com, portal que se dedica à procura dos melhores negócios para cibernautas interessados em poupar, apresentou esta semana a iBag 2, uma bolsa inteligente que trava a compra por impulso das suas proprietárias, evitando gastos supérfluos.

Encarada como uma brincadeira quando foi apresentada pelo Finder.com há um par de anos na Austrália, a ideia de uma bolsa que evita o consumismo foi agora repescada e teve direito a um update na estética e na tecnologia incorporada. Projetada para evitar gastos por impulso, a iBag 2, com tecnologia desenvolvida pela Colmac Robotics e design de Geova Rodriguez, fecha-se para impedir que as suas donas tirem a carteira do seu interior, caso se aproximem de uma “zona perigosa”.

Apresentada em 2014, a bolsa original – na altura disponível em versão feminina e masculina – enviava mensagens de alerta e mostrava luzes de advertência quando o GPS detetava a tal zona de perigo.

A versão atualizada tem uma alça de ombro que vibra e luzes LED interiores para avisar a proprietária de que está prestes a autobloquear-se. A bolsa fica bloqueada até que a sua dona e respetivo orçamento estejam fora de perigo. Durante o dia e graças a um timer, iBag 2 é também bloqueada quando a proprietária atravessa as horas mais vulneráveis em termos de gastos. O acessório inclui ainda um cartão RFID que pode ser colocado na carteira da utilizadora para contabilizar quando e quantas vezes é a carteira retirada da iBag2. «Consideramos que é muito importante fazermos tudo o que pudermos para tornar as pessoas conscientes sobre a dívida do cartão de crédito e os gastos por impulso», explica Fred Schebesta, cofundador da Finder.com.

No início deste ano, a empresa divulgou diferentes pesquisas que mostravam que 64% dos adultos norte-americanos fazem, todos os meses, compras não planeadas com cartões de crédito. Os dados mostram também que os adultos do Reino Unido têm cerca de 63,3 mil milhões de libras (aproximadamente 73,6 mil milhões de euros) em dívidas de cartão de crédito e que, também no Reino Unido, os portadores de cartões gastam, anualmente, cerca de 43,2 mil milhões de libras em compras por impulso.

As características adicionais de tecnologia incluem, por exemplo, um lembrete a cada duas horas (através de luzes amarelas e vibração) para reaplicar o protetor solar ou um tracker que ajuda a proprietária a encontrar a sua iBag 2, em caso de roubo ou se a bolsa estiver perdida, recorrendo à tecnologia Bluetooth e a uma aplicação para smartphone.

O acessório que une tecnologia, design de moda e poupança vem com um banco de energia de carregamento rápido, uma bateria com uma capacidade de 10.000 mAh e duas portas USB – uma para alimentar a bolsa e uma para carregar um smartphone ou qualquer dispositivo USB recarregável.

A iBag 2 será comercializada no Reino Unido e nos EUA e, ainda que a empresa não tenha anunciado qual será o seu preço, os insiders apontam para os quatro dígitos.