Início Destaques

Iconic Awards à procura de projetos inovadores

O concurso organizado pelo German Design Council, que premeia projetos de decoração de interiores, tem as inscrições abertas até 16 de outubro e proporcionará, aos vencedores, a oportunidade de definirem tendências na feira de mobiliário IMM em Colónia, para além do reconhecimento de qualidade internacional no sector.

[©Iconic Awards]

No passado dia 19 de agosto abriram as inscrições para participar no Iconic Awards: Innovative Interior, um prémio atribuído pelo German Design Council a projetos inovadores na área da decoração de interiores.

«Parece-me um prémio muito interessante para as empresas portuguesas da fileira casa. Como sabemos, o design é cada vez mais um fator de diferenciação, pelo que a atribuição de um prémio deste tipo representa uma importante mais-valia para as empresas exportadoras», afirma Cristina Motta, representante do German Design Council em Portugal, uma entidade alemã que atribui anualmente cinco galardões para o sector.

«O prémio de prestígio para a indústria» tem valor a nível internacional e abrange várias categorias como mobiliário, têxteis-lar, artigos de cozinha e utilidades, artigos para casa de banho, iluminação, equipamento para edifícios, escritório, produtos para exterior, revestimentos de parede, chão e teto.

As empresas participantes podem submeter a quantidade de projetos que assim desejarem, para se habilitarem a ser vencedoras do concurso cujos escolhidos vão definir e apresentar tendências para a primavera de 2021, de forma exclusiva, na IMM em Colónia.

Cristina Motta

O grau de inovação, o design, a sustentabilidade, a qualidade ecológica, a ergonomia, a funcionalidade e durabilidade, o conceito de marketing, o conceito geral, a estética do produto, o valor, a segurança e a acessibilidade são os aspetos que o júri terá em conta para avaliar os projetos a concurso. Barbara Friedrich, jornalista de design de Hamburg, Giulio Ridolfo, designer de têxteis e cores de Milão, Benjamin Wolf, diretor-geral da Funktion Möbel em Darmstadt e Sebastian Wrong, designer e cofundador da Established and Sons sediada em Londres e proprietário e fundador da Wrong Shop serão os membros do júri do Iconic Awards 2021.

A inscrição tem um custo de 320 euros, mas se for efetuada até 18 de setembro será apenas de 235 euros. Os vencedores do concurso pagam uma taxa adicional pela utilização do respetivo logótipo, que acarreta uma «vasta» divulgação.

«Reconhecido internacionalmente, este prémio é cobiçado pelo facto de ser um poderoso instrumento de marketing», aponta Cristina Motta. «Os artigos premiados serão expostos em janeiro de 2021, durante a IMM em Colónia no Kölnischer Kunstverein, e os vencedores deste prémio são automaticamente nomeados para o German Design Award», destaca a representante do German Design Council em Portugal.

As inscrições podem ser efetuadas até 16 de outubro, através do website, onde se pode também encontrar informação mais detalhada.