Início Notícias Têxtil

Ikea e Marimekko em cocriação

A empresa sueca junta-se à empresa finlandesa conhecida por estampados originais para desenvolver uma coleção inspirada na cultura da sauna e nas raízes do estilo de vida nórdico. O lançamento da coleção limitada cocriada pela Marimekko e pela Ikea está agendado para março de 2023.

[©Marimekko Facebook]

O banho de sauna é uma atividade que faz parte do quotidiano da maioria das pessoas que vivem nos países nórdicos. Este elemento foi também o ponto de partida para a colaboração que permitirá à Ikea e à Marimekko mergulhar nos rituais de autocuidado da sauna e criar uma coleção única, baseada nos seus principais elementos.

«Juntos, escolhemos a cultura da sauna como ponto de partida para esta coleção, não apenas pelas raízes finlandesas de Marimekko, mas também porque reflete vários dos aspetos positivos do estilo de vida nórdico – uma sauna é, tipicamente um espaço para relaxar, desfrutar e cada um ser si próprio», explica Rebbeka Bay, diretora criativa da Marimekko. Henrik Most, diretor criativo da Ikea, valoriza também esta parceria que «combina o percurso da Marimekko, de fazer estampados icónicos, com o conhecimento da vida em casa da Ikea».

[©Marimekko Facebook]
Trata-se de uma estreia para a empresa têxtil finlandesa desenhar um conjunto de padrões exclusivo para uma coleção com uma marca-parceira. As propostas serão repletas de equilíbrios felizes entre o quente e o frio, o simples e o ousado e também o lúdico e o calmo.

«A Ikea e a Marimekko partilham uma forte herança nórdica e uma abordagem democrática ao design e ambas as marcas estão empenhadas em trazer alegria ao dia a dia das pessoas», afirma Rebbeka Bay «Queremos partilhar e inspirar através dos elementos desta cultura, para ajudar a melhorar e trazer alegria ao dia a dia da maioria das pessoas», acrescenta Henrik Most.

A Marimekko, fundada em 1951 e conhecida pela irreverência dos seus estampados coloridos, assinou já colaborações com marcas como a H&M, a Converse e, mais recentemente, a adidas. Sediada em Helsínquia, a empresa projeta e fabrica não só vestuário, mas também tecidos para decoração de interiores, malas e outros acessórios. Hoje assume-se como uma marca de design e muitos dos seus produtos são hoje objetos de desejo de designers, arquitetos e decoradores.

A coleção resultante desta parceria entre a Marimekko e a empresa sueca chegará às lojas físicas e online em março de 2023.

[©Marimekko Facebook]