Início Notícias Tecnologia

Indexcity na luta contra a pandemia

A empresa do grupo Regojo está a comercializar uma cabine para desinfeção de vestuário e calçado capaz de eliminar o SARS-CoV-2 e outros microrganismos em poucos minutos. O equipamento foi desenvolvido em parceria com a espanhola Seliba, especialista em soluções de pintura industrial.

[©Indexcity]

A cabine está equipada «com um sistema patenteado, baseado num compartimento estanque em que se faz penetrar um fluxo de ozono no interior das fibras das roupas, garantindo a completa desinfeção dos produtos», explica a Indexcity em comunicado. O tamanho do equipamento pode ser personalizado e, segundo a empresa, «é fácil de instalar e utilizar».

A solução foi desenvolvida em parceria com a Seliba, uma empresa sediada em Málaga, especialista em equipamentos de pintura industrial, incluindo para o sector automóvel e aeronáutico, que como resposta à pandemia desenvolveu diversos produtos para ajudar a combater o contágio de Covid-19, incluindo um túnel de desinfeção, direcionado para hospitais e clínicas, mas também passível de ser usado na entrada de fábricas ou de centros comerciais, e um arco de desinfeção, pensado para desinfetar carrinhos de supermercado.

[©Indexcity]
A cabine comercializada pela Indexcity, por seu lado, foi pensada para as cadeias de retalho e armazéns de distribuição. «Com a cabine de desinfeção, já não é necessário colocar vestuário e calçado em quarentena, que obrigava as lojas de roupa a imobilizar parte do seu stock de venda durante vários dias ou a desinfetar manualmente as peças de roupa, uma tarefa demorada e desgastante para os seus colaboradores», salienta a empresa do grupo Regojo.

A apresentação do primeiro equipamento foi, segundo o ECO, realizada em Málaga, onde ficou em exposição numa das alfaiatarias do designer Félix Ramiro, ainda em agosto de 2020. No entanto, destacou na altura Jaime Regojo, do grupo Regojo, ao jornal online, «a comercialização deste equipamento a nível mundial vai ser feita por uma empresa conjunta que terá a sede em Lisboa», adiantando que tinha já várias «grandes cadeias de moda» interessadas na tecnologia.

Além desta tecnologia, no âmbito da luta contra a Covid-19 a Indexcity tem também no portefólio equipamentos de proteção individual reutilizáveis, desde batas cirúrgicas a máscaras de proteção de nível 2, e diversos robôs para desinfeção de espaços.