Início Destaques

Indústria 4.0 com novas soluções

Software de gestão da produção para confeções e soluções integradas do design ao corte são alguns dos novos recursos ao dispor das empresas portuguesas da indústria têxtil e vestuário. F3M e Gerber Technology mostram as vantagens das suas propostas para a competitividade dos negócios.

PRODUZ é o nome de uma nova plataforma de gestão integrada para confeções desenvolvida pela F3M Informations Systems. «O ritmo e a dinâmica vividos pela indústria têxtil do século XXI exigem soluções de gestão que assegurem, a qualquer momento e em qualquer lugar, uma visão 360º do negócio», afirma a empresa. «O PRODUZ, assente em tecnologia de última geração, é uma plataforma de gestão de produção, 100% web-based, pensada e desenvolvida para assegurar uma gestão eficiente de todo o processo produtivo da confeção, integrando as várias áreas da sua empresa – stocks, compras, vendas, produção, subcontratação, tesouraria, etc. – disponibilizando informação de gestão clara, concisa e pertinente», aponta.

A plataforma permite, entre outras possibilidades, uma definição detalhada dos produtos, controlo de custos previsíveis e reais, gestão de stocks e controlo de subcontratação. O facto de ser uma solução sediada na Internet admite o acesso a partir de qualquer local. É «flexível e adaptável a diferentes processos da ITV», destaca a F3M na publirreportagem Guia das Empresas, publicada na edição de janeiro do Jornal Têxtil.

Já a Gerber Technology evidencia as soluções end-to-end. «Cada vez mais os consumidores procuram bens de consumo personalizados que correspondam aos seus gostos individuais, sem ter que esperar muito tempo para os obter», garante a multinacional de origem americana, que para ajudar as empresas de moda a responder a estas exigências do mercado desenvolveu uma solução «completamente integrada» de hardware e software, do design ao corte, incluindo o YuniquePLM, AccuMark, AccuMark 3D, AccuNest e AccuPlan, GERBERspreader, GERBERcutter e GerberConnect.

«A Gerber Technology habilita os seus clientes a moverem-se com a velocidade e a agilidade necessárias para implementar com sucesso os conceitos relacionados com on-demand e de personalização para vestuário de homem, senhora e criança, assim como desporto, ou lingerie – durante o desenvolvimento do produto, na produção ou nas microfábricas», resume a empresa.

Conheça melhor estas soluções no suplemento Guia das Empresas, que integra a edição de janeiro do Jornal Têxtil.