Com trabalhos de fotografia e vídeo para marcas como a Christian Dior, Calvin Klein, Miu Miu e Louis Vuitton e para revistas como a Vogue e Harper’s Bazaar, para mencionar apenas alguns, a dupla Inez & Vinoodh faz parte do júri desta edição do Fashion Film Festival.
O júri do festival conta ainda com Beatrice Bloom, realizadora, produtora e cofundadora do London Fashion Film Festival; António Braz Costa, diretor-geral do CITEVE; Hugo Costa, designer; Inês Castel-Branco, atriz; João Coutinho, diretor criativo da agência VMLY&R; Nuno Rocha, realizador, argumentista e produtor de cinema; Paulo Gomes, curador do iTechStyle Green Circle; Ricardo Costa, vereador da Câmara Municipal de Guimarães; e Roger Serrasqueiro, realizador.
Nesta edição, o Fashion Film Festival, que integra a Porto Fashion Week, da qual faz parte o Modtissimo, tem candidaturas abertas até 13 de setembro para as categorias Filmes de Moda Nacionais de Autor Independentes, Alive Mobile, de Marca, de Têxteis Técnicos, Internacionais e, pela primeira vez, Institucionais, ou seja, comissionados para uma associação, instituição ou marca não têxtil, e Têxteis-Lar, esta última «em homenagem à capital deste segmento – Guimarães –, que acolhe o festival pelo segundo ano consecutivo», refere a organização, da responsabilidade da Associação Selectiva Moda com a produtora audiovisual Farol de Ideias.
Humanity’s New Breath é o tema que preside a esta edição, focado na criatividade, «numa altura em que a humanidade clama por um novo respirar, por uma consciência coletiva de maior sustentabilidade».
Em 2019, o Fashion Film Festival acolheu 165 películas a concurso e distinguiu filmes como “The Breeze”, da Vilanova Accessories, na categoria de Melhor Filme de Moda de Marca e “URB”, da Olmac, na categoria de Melhor Filme de Moda de Têxteis Técnicos. O galardão de Melhor Fotografia foi entregue a João Sousa com o filme “Here”, da Parfois, e o de Melhor Realizador ficou com Vladimiro Gonçalves pelo filme “School Memories”, da Piupiuchick.
«Temos aumentado, a cada ano, o número de participantes, assim como a qualidade dos filmes a concurso. Estamos orgulhosos do trabalho que temos feito mas, acima de tudo, estamos orgulhosos pela criatividade, empenho e qualidade do trabalho que as marcas têm desenvolvido na área dos filmes de moda. Estamos cá para continuar e mostrar que a indústria têxtil tem muito para oferecer», afirmou na altura Manuel Serrão, diretor-geral do Fashion Film Festival.