Início Arquivo

Inovação na moda sem costuras

O WholeGarment® é um produto baseado numa tecnologia inovadora que tricota as peças de malha em três dimensões (3D), sem costuras tradicionais, evitando a confecção à posteriori, oferecendo a possibilidade de realizar peças totalmente diferenciadas.

A ausência de costuras tradicionais, que por vezes é necessário esconder ou dissimular por serem anti-estéticas, faz com que se evitem as fricções desagradáveis com a pele, proporcionando uma peça mais agradável de vestir, com mais conforto, com uma melhor adaptabilidade ao corpo e «vestibilidade». 

A tecnologia WholeGarment® dá uma maior liberdade ao designer na elaboração das suas colecções, pondo de lado as limitações dos processos convencionais no desenvolvimento do desenho e elaboração de uma peça e oferece a possibilidade de incorporar inovação e diferenciação no produto que beneficia o cliente. Outra das vantagens desta tecnologia é a produção «on demand», que dá resposta à evolução do mercado nacional, onde é notória uma crescente procura deste tipo de peça e sendo bastante flexível em termos de produção, permite responder com rapidez ao comportamento da procura e facilita repetições dentro da mesma temporada.

O incremento das colecções baseadas em tecnologia WholeGarment® é uma realidade visível nas cadeias de distribuição mais prestigiadas e actuais. Cada vez é maior a presença em eventos, como a SIMM ou a Barcelona Fashion Week, de clientes, fabricantes e marcas, espanhóis e portugueses, que apostam nesta tecnologia.

O Grupo Arbitex é formado pelas empresas Comercial Textil Arbitex, S.A., Arbitex Portugal Máquinas Texteis, Lda., Arbitex Diseño, S.L. e C.T. Arbitex Internacional,S.L, e actua, desde 1960, como fornecedor de máquinas para tricotagem, além de prestar todos os serviços de apoio complementares aos clientes, como formação continuashow-room de máquinas e de peças actualizado permanentemente, oficinas de reparação, consultas telefónicas eon-line e assistência técnica nas fábricas. Desde 1984, representa em exclusivo para Espanha e Portugal o fabricante japonês de máquinas de tricotar rectilíneas Shima Seiki.

O Grupo Arbitex tem sempre o objectivo de demonstrar às empresas as enormes possibilidades das novas tecnologias. Neste caso, além da assessoria prestada às empresas clientes, também apoia os representantes de marcas interessados em incorporar este tipo de tecnologia na sua oferta, através da empresa Arbitex Desenho, dedicada exclusivamente à apresentação de possibilidades de desenho e orientação dos seus clientes nas colecções de malha. Para isso conta com um espaço de exposição na sua sede com mais de mil peças de malha que os designers podem usar como fonte de informação e inspiração para as suas colecções.