Início Notícias Tecnologia

Inovações ao vivo na Techtextil e Texprocess

As feiras dedicadas aos têxteis técnicos e não-tecidos e ao processamento de materiais flexíveis estão agendadas para 21 a 24 de junho de 2022, naquele que será um regresso aguardado depois do adiamento forçado pela pandemia. Mais de 85% da Techtextil e mais de 70% da Texprocess estão já preenchidos.

Techtextil 2019 [©Messe Frankfurt Exhibition GmbH/Jean-Luc Valentin]

Com cerca de oito meses até abrirem as portas, ambas as feiras da Messe Frankfurt contam atualmente cerca de 900 expositores inscritos de 45 países. Segundo a organização, a feira de têxteis técnicos e não-tecidos Techtextil e a feira de processamento de têxteis e materiais flexíveis Texprocess têm, respetivamente, mais de 85% e mais de 70% do espaço ocupado face à edição de 2019, a última presencial, e as inscrições continuam abertas.

«O sector está novamente em movimento e as pessoas têm uma grande necessidade de descobrir os mais recentes desenvolvimentos e ver as inovações ao vivo. Ao longo do último ano e meio ou mais desde o início da pandemia, as empresas enfrentaram vários desafios novos. Muitas fizeram uma reestruturação completa e, simultaneamente, lançaram uma série de inovações. Agora, querem discuti-las com uma audiência internacional de visitantes profissionais», afirma Olaf Schmidt, vice-presidente de têxteis e tecnologias têxteis da Messe Frankfurt.

«A Techtextil e a Texprocess irão mostrar uma antevisão em junho de 2022. As distorções da indústria devido à pandemia e o compromisso para com a sustentabilidade estão a colocar o foco ainda mais em estruturas produtivas flexíveis, digitalmente automatizadas e sustentáveis. Entre outras coisas, estas vão ser mais regionais do que nunca», acredita Elgar Straub, diretor-geral da associação VDMA. «Existem soluções tecnológicas adaptadas e são cada vez mais procuradas. Os elevados números de inscrições mostram a necessidade de intercâmbio», destaca.

Ambas as feiras estão a ser organizadas como eventos híbridos, com vários serviços digitais complementares às versões físicas para expositores e visitantes.

Sustentabilidade domina

O tema da sustentabilidade irá dominar a Techtextil e a Texprocess, alinhando as feiras com as alterações legislativas da Europa e os objetivos das Nações Unidas.  A organização criou os programas [email protected] e [email protected], que irão agrupar os conceitos de sustentabilidade dos expositores, a que se somarão intervenções sobre o tema por parte de especialistas. Os prémios de inovação de ambas as feiras terão ainda uma categoria especial para distinguir os feitos relacionados com a sustentabilidade no sector.

Pela primeira vez, a Techtextil e a Texprocess irão apresentar start-ups internacionais que atuam nas áreas de têxteis técnicos e processamento de têxteis numa área especial que irá complementar o espaço dedicado a novas empresas alemãs. Além disso, refere a organização, os jovens do sector têxtil podem beneficiar do Texprocess Campus, com apresentações de universidades e outras instituições de ensino superior.

Naquela que será mais uma estreia, a Techtextil e a Texprocess irão mudar de lugar, ocupando a secção ocidental da Feira de Frankfurt, nos pavilhões 8, 9, 11 e 12, e, no futuro, passarão a realizar-se sempre em anos pares, estando já programada a edição seguinte para 23 a 26 de abril de 2024.

Texprocess 2019 [©Messe Frankfurt Exhibition GmbH/Pietro Sutera]