Início Notícias Têxtil

Inscrições abertas para a Techtextil e Texprocess

A feira de têxteis técnicos e não-tecidos e a feira de processamento de têxteis e materiais flexíveis têm já inscrições abertas para a próxima edição, que se realiza de 22 a 24 de junho e marca a mudança de frequência para os anos pares, depois do adiamento compulsivo da Techtextil e da Texprocess em 2021.

[Messe Frankfurt Exhibition GmbH/Jean-Luc Valentin]

As novas datas foram anunciadas há meses, depois da organização, partilhada pela Messe Frankfurt e a associação alemã VDMA, ter sido obrigada a adiar a edição prevista para maio deste ano. Agora é a vez dos expositores darem início ao processo de inscrição, cuja antecedência permite aceder a preços mais favoráveis. As empresas que reservem espaço expositivo numa das feiras até 31 de agosto irão beneficiar de um desconto.

«Vemos o futuro a uma luz positiva e estamos confiantes que vamos finalmente ser capazes de dar ao sector a oportunidade para se encontrar e trocar ideias e informação em junho de 2022. O desejo de encontros pessoais, comunicação direta e novas impressões está a crescer diariamente», afirma Olaf Schmidt, vice-presidente de têxteis e tecnologias têxteis da Messe Frankfurt.

Elgar Straub, diretor-geral de cuidados têxteis e tecnologias de tecidos e couro da VDMA, destaca que «a Texprocess e a Techtextil são, de longe, as feiras líderes para o nosso sector inovador. Ambos os eventos oferecem aos clientes uma visão sem rival de inovações e desenvolvimentos tecnológicos atuais e futuros. Sobretudo no que diz respeito às mais recentes tendências de sustentabilidade e digitalização, a Texprocess e a Techtextil em Frankfurt representam o mercado mais importante e orientado para o futuro». Como tal, acredita, «torna-se ainda mais importante, tanto para os expositores como para os visitantes do sector, termos a oportunidade de obter uma visão geral dos mais recentes desenvolvimentos do mercado, trocar ideias e informação e iniciar novos negócios. Estamos muito aliviados sobre isto e esperamos que, no próximo ano, tenhamos novamente a oportunidade de gerar um novo dinamismo para o nosso sector no mercado internacional».

Para além de se realizar num ano par – algo que vai manter-se no futuro – há outras novidades previstas para a Techtextil e a Texprocess, nomeadamente a ocupação, pela primeira vez, do sector oeste do centro de exposições de Frankfurt, com um total de quatro halls de exposição.

Texprocess 2019 [Pietro Sutera]
Além da presença física, as feiras terão ainda uma vertente digital, assumindo um formato híbrido, que pretende permitir oportunidades de networking online e chegar a mais pessoas.

A última edição das feiras realizou-se de 14 a 17 de maio de 2019, onde estiveram presentes 1.818 expositores de 59 países e cerca de 47 mil visitantes profissionais de 116 nacionalidades. De Portugal participaram 26 expositores na Techtextil e quatro na Texprocess. A presença lusa ficou ainda marcada por três prémios de inovação, arrecadados pela Tintex, pela Universidade da Beira Interior e pelo projeto conjunto da Sedacor e da Têxteis Penedo.