Início Notícias Têxtil

Inspiramais com muitas novidades

Numa altura em que a escassez de matérias-primas preocupa a indústria da moda, o Brasil abre-se ao mundo através do Inspiramais. O salão de inovação e design de materiais terá lugar em Porto Alegre nos dias 25 e 26 de janeiro de 2022 e apresentará mais de 600 materiais numa edição que contará com um programa de compradores e jornalistas internacionais.

[©Inspiramais]

Não-tecido sustentável obtido a partir de fermentação bacteriana, solas de borracha e fios fabricados das seringueiras da Amazónia, palmilhas feitas de resina à base de cana-de-açúcar ou tecidos produzidos com copolímeros acrílicos e vinílicos com fibras de couro são algumas das inovações apresentadas no Salão Brasileiro de Inovação e Design de Materiais – Inspiramais.

O Brasil, além de ser um país rico em recursos naturais, teve, desde sempre, fruto da necessidade de sobrevivência de grande parte da população, a necessidade de reciclar e reaproveitar materiais, muitas vezes transformando lixo em produtos de luxo.

Hoje, mais do que nunca, a economia circular e os produtos sustentáveis aliados à inovação são uma grande preocupação para a indústria de moda brasileira.

[©Inspiramais]
Tendo em conta esta preocupação crescente, e como forma de estimular a inspiração do mercado de moda, a Assintecal – Associação Brasileira de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos, juntamente com a Apex- Brasil e o projeto By Brasil Components, Machinery and Chemicals, criou, há 11 anos, este salão, que apresenta, duas vezes no ano, as grandes inovações em materiais com aplicabilidade na moda.

De regresso ao presencial, ainda que mantenha em simultâneo o formato online, num formato híbrido, a próxima edição do Inspiramais terá lugar nos dias 25 e 26 de janeiro de 2022 em Porto Alegre.

Sustentabilidade e Inovação: corpo como tendência

Com foco na sustentabilidade e na inovação, serão apresentados mais de 600 materiais que foram desenvolvidos por meio de pesquisas de tendências para a próxima temporada sob o tema Corpo.

De acordo com o Centro de Pesquisa e Design do Inspiramais, este tema foi pensado como um arquivo do tempo, o registo da história humana, diretamente relacionado com aspetos sociais, culturais, económicos e comportamentais. «O corpo tem extrema importância no tempo em que vivemos. Expressa a nossa fragilidade e a nossa força para continuarmos a projetar esperança e vida», afirma o coordenador Walter Rodrigues.

[©Inspiramais]
A disposição do salão manter-se-á igual ao último evento presencial, reunindo soluções em design, inovação e sustentabilidade para os segmentos do calçado, confeção, mobiliário e bijuteria.

Entre as novidades destaca-se o espaço dedicado à sustentabilidade, uma evolução do Corredor da Sustentabilidade. Este espaço percorrerá ainda as principais feiras internacionais do calendário By Brasil Components, Machinery and Chemicals em 2022 – Colômbia, Peru, México e Equador –, apresentando assim o cluster sustentável da moda brasileira ao mercado externo.

O Inspiramais realizará ainda um amplo programa de conferências no espaço Arena da Inovação, que serão igualmente transmitidas nos canais digitais do salão.

Esta edição contará ainda com um programa de 50 compradores e 16 jornalistas internacionais.