Início Notícias Tendências

Intertextile espelha evolução no outono-inverno 2022/2023

Com as mudanças e adaptações que a pandemia implicou, o Intertextile Directions Trend Committee estabeleceu a palavra “Evolution” como o tema que dá o mote para as tendências da estação fria do próximo ano. “Resilience”, “Refuge”, “Unreason” e “Booster” são as quatro direções a seguir, com a promessa inerente da descoberta de tecidos «criativos e inovadores».

[©Messe Frankfurt]

É impossível ignorar os desafios e as restrições que o mundo enfrentou durante a pandemia, motivo pelo qual as tendências de moda se concentram numa conexão com a natureza e a liberdade, numa aproximação de uma nova era e da urgência de moldar o futuro para melhor. É a partir deste pressuposto que o Intertextile Directions Trend Committee define as tendências para a próxima estação fria, focando-se na inovação e na sustentabilidade como conceitos fundamentais para a evolução e expansão da moda. Deste modo, o outono-inverno 2022/2023 será sinónimo de tecidos funcionais, reciclados e ecológicos para a indústria têxtil.

O Intertextile Directions Trend Committee é formado por analistas de tendências de capitais mundiais da moda, a Elementi Moda (Milão), os Doneger Creative Services (Nova Iorque), a NellyRodi Agency (Paris) e o Sachiko Inoue (Tóquio), que apontam quatro direções para os tecidos da estação fria do próximo ano.

Resilience

Segundo o comité da Intertextile, as pessoas procuram uma ligação mais íntima com a natureza, baseada no desejo de voltar a um estilo de vida mais calmo, reconectando-se com os sentimentos e as necessidades fundamentais. Por conseguinte, o conforto será um aspeto inerente ao quotidiano, abrindo espaço para a tecnologia, o artesanato e os materiais sustentáveis. «Um luxo tranquilo projetado para durar», resume o Intertextile Directions Trend Committee.

Resilience [©Intertextile]
Nesta direção, as cores traduzem «consciência, sensibilidade e originalidade» com uma paleta de beges quentes matizados, tons frios e neutros coloridos suaves. Funcionalidade e conforto são as palavras que melhor definem Resilience, com propostas em caxemira natural, lã, flanela ou veludo. Já os tecidos técnicos oferecem propriedades antibacterianas, antivirais, térmicas e relentes à água.

Refuge

A necessidade de escapar ao caos do urbanismo levou à descoberta da serenidade da vida menos stressante do campo, funcionando como um refúgio rodeado de vegetação. Nesta direção salta à vista uma harmonia com a natureza, celebrando o artesanato com quadros de rua em homenagem à land-art.

Refuge [©Intertextile]
As tonalidades naturais pintam os tecidos regenerados, reciclados e desenvolvidos a pensar na sustentabilidade e os materiais procuram assemelhar-se aos elementos da natureza que existem no campo, recorrendo, por exemplo, a bordados 3D desfocados, padrões florais, folhagens e jacquards de tapeçaria, camuflagem ombré, maciez aveludada e ainda a ilusões de ótica.

Unreason

De acordo com o Intertextile Directions Trend Committee, o ambiente «angustiante» que se vive faz-nos pensar na nossa própria realidade subjetiva e conflitos culturais, pelo que os flashbacks nostálgicos ecoam num espírito criativo em linha com o conceito de upcycling. A direção Ureason livra-se de todas as normas sociais.

Unreason [©Intertextile]
Os tons médios e as tonalidades escuras dão forma a esta tendência que bebe inspiração dos mundos denim e do desporto. Os tecidos centram-se no denim, patchworks e resíduos de materiais para evitar o desperdício.

Booster

Em Booster, a liberdade é a palavra que dá asas, surgindo personalidades diversificadas em prol da individualidade e que celebram a Pop Art. Aqui, o físico e digital coexistem e fazem parte do futuro.

Booster [©Intertextile]
Os tons pastéis acompanham-se de brilhos que não passam despercebidos, onde as cores se misturam num clima de energia. Os tecidos apresentam várias texturas como jersey, peles e pelos, malha e organza. As misturas de poliamida defendem um «conforto dinâmico», sublinha o comité.

A edição de outono da Intertextile Shanghai Apparel Fabrics decorrerá em simultâneo com a edição de outono da Intertextile Shanghai Home Textiles, a Yarn Expo Autumn, a CHIC e a PH Value, de 25 a 27 de agosto no Centro Nacional de Exposições e Convenções de Xangai.