Início Destaques

ISAF, para variar

Variedade é a palavra de ordem da próxima edição da Intertextile Shanghai Apparel Fabrics. A feira chinesa acolhe cerca de 3.000 expositores internacionais, onde se incluem as portuguesas Riopele e Somelos Tecidos, divididos por vários segmentos de produto para responder a todas as necessidades da indústria.

A próxima da Intertextile Shanghai Apparel Fabrics (ISAF), que tem lugar no Centro Nacional de Exposições e Convenções de Xangai de 16 a 18 de março, será a edição mais diversa de sempre, aponta a organização, a cargo da Messe Frankfurt (HK), com várias áreas de produto a darem um toque extra à feira. «O efeito “feira dentro da feira” que as zonas de produto bem demarcadas criam vai continuar na edição da primavera», adianta Wendy Wen, diretora-geral sénior da Messe Frankfurt (HK). «Embora a grande variedade de opções de produto nesta feira, assim como os eventos paralelos, assegurem que toda a indústria têxtil pode aprovisionar-se aqui, as zonas de produto vão permitir que os compradores identifiquem facilmente os seus fornecedores e que os expositores encontrem de forma mais eficiente os compradores certos», acrescenta.

Uma das zonas de produto com mais área será a Beyond Denim, com mais de 90 expositores – entre os quais as turcas Orta Anadolu e Kips Denim Mills – a revelarem os seus produtos denim mais recentes.

Numa altura em que a indústria de activewear regista um crescimento mundial, a ISAF conta nesta edição com cerca de 300 expositores devotados a este segmento, com os expositores não-chineses concentrados numa nova área, batizada Functional Lab.

Além dos expositores chineses, a feira contará, como habitualmente com o SalonEurope, que agrupa os nomes internacionais como as portuguesas Riopele e Somelos Tecidos, a italiana Miroglio Textil e a britânica Liberty Art Fabrics, dando ainda abrigo ao pavilhão MilanoUnica, que nesta edição contará com cerca de 100 produtores italianos.

O pavilhão francês, que se estreou na edição da primavera de 2015, estará de volta e mais reforçado em Xangai, incluindo como expositores a Dentelles MC e a Malhia Kent. «Estamos presentes para aprender mais sobre os mercados chinês e asiáticos e descobrir novos clientes que não temos a oportunidade de conhecer em mais nenhum lugar», afirmou Aris Arakelian, diretor comercial da Malhia Kent, que esteve em Xangai na edição de outono da ISAF, em outubro.

A ISAF irá ainda revelar as tendências internacionais e para o mercado chinês para a primavera-verão 2017 e será o palco para diversas conferências paralelas, sob temas como “Funcional e outdoor: luta pelo conforto e performance”, “Como podem os produtores de tecidos e vestuário em denim trabalhar em conjunto para lidar com os desafios do mercado”, “Implementar o 13.º plano quinquenal da indústria chinesa de têxteis e vestuário e a pegada para a produção verde” ou “Oportunidades ecológicas com linho”.

Em paralelo com esta edição da ISAF realiza-se ainda a feira de têxteis-lar Intertextile Shanghai Home Textiles, a feira de fios Yarn Expo e a feira de vestuário Chic.