Início Destaques

ISHT gera satisfação global

A 26.ª edição da Intertextile Shanghai Home Textiles foi concluída «com sucesso». Para além de ter fundido de forma positiva os formatos físico e digital em «tempos desafiantes», a feira de têxteis-lar da Messe Frankfurt conseguiu fomentar negócios entre mais de 600 expositores e 25 mil compradores.

[©Messe Frankfurt (HK) Co Ltd]

A Intertextile Shanghai Home Textiles (ISHT), feira dedicada aos têxteis-lar e contract que decorreu no Centro Nacional de Exposições e Convenções de Xangai em agosto último, foi o primeiro certame de 2020 da Messe Frankfurt a concretizar-se na cidade chinesa depois de todos as dificuldades despoletadas pela pandemia.

Aliado ao formato físico, o digital permitiu superar alguns dos desafios e restrições provocadas pelo novo coronavírus, uma vez que, desta forma, se tornou possível restabelecer ligações comerciais e chegar ao maior número de pessoas, tendo em conta a situação de pandemia.

«A ISHT sempre se focou em proporcionar uma plataforma ideal para a indústria de têxteis-lar e estamos muito satisfeitos por continuar a fazê-lo nestes tempos desafiantes», afirma Wendy Wen, diretora-geral sénior da Messe Frankfurt (HK). «Com as restrições nas viagens em mente, este ano, a feira ofereceu uma série de ferramentais digitais para complementar as exibições tradicionais, fazendo com que o certame atingisse o maior público possível. Estamos muito contentes por este conceito ter sido altamente reconhecido pelos participantes, expositores e compradores», revela.

[©Messe Frankfurt (HK) Co Ltd]
A plataforma online conectou cerca de 200 compradores de mais de 50 países a 60 expositores através de funcionalidades como apresentações em tempo real e também da vertente de chat, que facilitou a comunicação entre os fornecedores e os compradores dos mais variados pontos do mundo. «Ontem tivemos uma apresentação live de produto que contou com cerca de 200 compradores. A plataforma online é útil para nós na medida em que conseguimos mostrar os nossos novos produtos e criar conceitos para compradores internacionais», testemunha Yu Qian Ru, gestora da empresa Suzhou Roufang Textile Technology.

A qualidade foi outros dos aspetos mencionados face a este novo conceito digital. «Estou muito grato pela feira ter disponibilizado o serviço de matching, onde pude ver muitos expositores de mobiliário e tecidos decorativos de qualidade que estou interessado em contactar», confessa Azam Osman, diretor da Factory Depot, que visitou a feira enquanto comprador.

Retoma económica do mercado

A concretização da Intertextile Shanghai Home Textiles 2020 serviu também para apoiar a recuperação do sector no país que, apesar de já ter mostrado sinais de recuperação, prevê uma retoma mais demorada para reequilibrar as exportações. «Enquanto a economia na China está a recuperar progressivamente e o consumo doméstico continua a crescer, as exportações do país vão demorar mais a retomar», acredita Wendy Wen.

[©Messe Frankfurt (HK) Co Ltd]
«Um dos grandes objetivos desta feira foi ligar os fornecedores nacionais e internacionais com os compradores, que estão ansiosos para estabelecerem contactos e voltar a negociar. Como o feedback de vários expositores e visitantes pode comprovar, a feira conseguiu ajudar e apoiar a recuperação da indústria, por isso estamos satisfeitos com os resultados», assegura a diretora-geral sénior da Messe Frankfurt (HK).

Desde sempre, as tendências do mercado são uma preocupação para os atores do sector, um aspeto que se acentua com a pandemia, que trouxe muitas mudanças ao comportamento do consumidor.

«Decidimos expor na ISHT porque dependemos desta feira para promover os nossos produtos. Este evento providenciou a plataforma muito necessária para a indústria, visto que muitas feiras foram canceladas na primeira metade do ano», indica Gerry Xue, diretor do segmento casa da China Textile. «A pandemia também trouxe muitas mudanças para o mercado. Por exemplo, os consumidores estão mais focados na saúde e segurança, então os produtos com propriedades antibacterianas estão a tornar-se cada mais populares», acrescenta.

[©Messe Frankfurt (HK) Co Ltd]
A próxima edição de outono da Intertextile Shanghai Home Textiles está agendada de 17 a 19 de agosto de 2021, mas antes há ainda a edição de primavera do certame, que decorrerá de 10 a 12 de março.