Início Destaques

ISPO dá partida online

Sob a designação ISPO Re.Start Days, a conferência organizada pela ISPO Munich contará com a presença em Munique de diversos atores do sector, que irão debater o estado atual e a visão do futuro pós-pandemia na indústria do desporto, com transmissão online para todo o mundo.

A conferência está agendada para 30 de junho e 1 de julho e contará com oradores de diferentes áreas do mundo do desporto, desde atletas a representantes de marcas e retalhistas. «Porque tempos excecionais requerem eventos excecionais, a proposta é que esta reunião seja um Re.Start com orientações para a indústria do desporto e do outdoor. Uma solução que foge ao habitual aspeto visual de um webinar em tempos de pandemia: o programa, alternando entre conferência e workshops, conta com a presença física dos oradores em Munique e será transmitido a partir do recinto de feiras em streaming e em tempo real para todo o mundo», revela a organização em comunicado.

«O coronavírus está a mudar o mundo, as regras estão a ser reescritas», afirma Klaus Dittrich, presidente do conselho de administração da Messe München. «Estamos a assumir o nosso papel de pioneiros, mesmo nestes tempos difíceis, e a começar de novo, com a indústria de desporto e outdoor. Estamos a focar tudo nos “50 anos de amanhã”», explica, em referência ao 50.º aniversário que a ISPO celebra em 2020.

Do presente para o futuro

O primeiro dia, batizado Experience Day, será dedicado ao estado atual da indústria do desporto e outdoor. Depois da sessão de abertura, um painel que contará, entre outros, com Oliver Pabst, CEO da Mammut, e Michael Levi, diretor de vendas para a Europa da Columbia Sportswear Company, procurará dar resposta à pergunta “como é que a indústria do desporto e do outdoor pode ultrapassar os efeitos da crise do coronavírus?”, a que se seguirá um debate sobre o futuro do retalho durante e após a pandemia. O dia conta ainda com a apresentação do mercado chinês e com a entrevista a Muhammad Yunus, Prémio Nobel da Paz de 2006 pelos esforços na criação de desenvolvimento económico e social através de projetos de microcrédito.

O segundo dia, devotado ao futuro, assume o epíteto Beyond the Status Quo. Uma das conferências será dedicada aos marketplaces, com a presença de Heiko Johannisson, diretor de desportos no eBay, Hernando Moncaleano, diretor-geral para Espanha e Itália da Amazon, Carsten Keller, vice-presidente do negócio direto ao consumidor da Zalando, e Torsten Ahlers, CEO do Otto Retail Media/Otto Group. Os painéis ao longo da tarde dividem-se em três linhas de intervenções, subordinadas aos temas da digitalização, da sustentabilidade e da saúde e fitness, culminando numa conferência sobre as perspetivas futuras das ligas, federações e atletas em diferentes desportos.

O programa completo está disponível no website da ISPO, com os bilhetes a poderem ser adquiridos na mesma plataforma.

Taxas especiais até 30 de junho

O primeiro dia da conferência é igualmente uma data importante para quem quer estar presente na próxima edição da ISPO Munich, que se realiza de 31 de janeiro a 3 de fevereiro de 2021. «O primeiro dia da conferência digital ISPO RE.Start Days é também uma data limite importante para os expositores portugueses da ISPO Munich em 2021: as empresas que efetuarem as suas inscrições ‘early bird’ até 30 de junho beneficiam das mesmas condições da última edição da feira», sublinha Tânia Barros, representante da ISPO em Portugal, que adianta que «a Associação Selectiva Moda, em colaboração com o CITEVE, pretende repetir, na ISPO Munich 2021, o seu modelo de participação de sucesso através de duas ilhas From Portugal».

Na última edição, em janeiro último, estiveram presentes 40 expositores, dos quais 27 nas duas ilhas Sport Textile Village from Portugal. As restantes empresas marcaram presença a título individual, com uma oferta que compreendeu vestuário, peúgas, calçado desportivo, acessórios têxteis, equipamento de surf e pavimento desportivo.

No total, a feira acolheu 2.850 expositores e cerca de 80 mil visitantes, provenientes de 120 países.