Início Notícias Têxtil

ISPO Munich junta desporto online

A feira de desporto rendeu-se às restrições atuais e avançou online, tendo hoje dado início a uma semana em que pretende mostrar as novidades e gerar novos contactos entre as marcas, produtores e os retalhistas. De Portugal marcam presença 13 expositores, dois showrooms coletivos e duas empresas no ISPO Textrends.

[©Messe München GmbH]

Desde hoje, e até 5 de fevereiro, o universo do desporto reúne-se na ISPO Munich. «Pela primeira vez, a maior feira no negócio do desporto vai ter lugar num formato digital», salienta Jeanette Friedrich, diretora do ISPO Group. «Estamos desejosos de chegar a toda a comunidade de desporto, de retalhistas e produtores a entusiastas do desporto», acrescenta.

Mesmo online, há diferentes áreas na ISPO Munich. A primeira foi batizada de Expo Area e conta com mais de 500 expositores internacionais de todos os tipos de desporto. Está direcionada sobretudo para retalhistas especializados que procuram conhecer as novidades e os produtos.

Portugal marca presença

Nesta área é possível encontrar 13 empresas e marcas portuguesas, algumas das quais a apresentar novidades em primeira-mão, como é o caso da Heliotextil, com a nova marca de máscaras sustentáveis Sustainable Masks by Heliotextil. «A ISPO tem sido para a Heliotextil um estímulo ao desenvolvimento de produtos e a oportunidade de manter o contacto com os nossos clientes, que se caraterizam por procurarem a novidade e a inovação», refere, em comunicado enviado pela Associação Selectiva Moda, Alberto Pacheco, responsável de marketing da empresa, que está ainda a mostrar uma nova linha de elásticos técnicos e uma gama de etiquetas sustentáveis.

Malha da A.Sampaio no Top 10 da Accelerated Eco [©ISPO Textrends]
A Bloomati by Carvema está igualmente neste lote de expositores, com «acabamentos muito ligados ao desporto, como o repelente à água, o antibacteriano, a proteção UV e o regulador de temperatura, entre outros», revela Alice Sampaio, responsável de marketing da empresa.

Já a A. Sampaio faz uma forte aposta na sustentabilidade em combinação com a performance. «Percebemos que o mercado de desporto é muito sensível à questão ambiental, uma das questões que foi apreciada pelo júri do Textrends foi a biodegrabilidade. E neste momento temos já artigos que são de origem reciclada e que no fim do seu ciclo de vida são biodegradáveis”, afirma Miguel Mendes, responsável comercial pela empresa, que, juntamente com a Tintex, está também no ISPO Textrends, dedicado aos produtos mais inovadores.

Malha da Tintex no Top 5 da Performing Finishes [©ISPO Textrends]
Neste espaço, a A. Sampaio conta com cinco produtos: dois no top 10 e um selecionado na categoria Accelerated Eco; um artigo selecionado na categoria Segunda Camada; e um outro na Camada Exterior. Já a Tintex tem um artigo no Top 5 da categoria Performing Finishes.

Portugal conta ainda com dois showcases virtuais, organizados pelo CITEVE e a Associação Selectiva Moda e produzidos com recurso a tecnologia 3D VR Scanning: o iTechStyle Green Circle e o Sport Textile Village From Portugal. O primeiro, que conta com produtos de 11 empresas portuguesas, «vai estar montado no CITEVE, onde será filmado, para depois ser colocado na versão digital da ISPO. Os visitantes vão poder entrar e é como se estivessem na sala: podem circular entre as peças, aproximar-se e ler as informações sobre cada uma delas», explica Paulo Gomes, responsável pela plataforma Manifesto Moda e curador do projeto Green Circle.

No segundo «são apresentados produtos inovadores, orientados para as várias áreas do desporto, desde a alta competição ao lifestyle, alguns deles resultados do projeto mobilizador Texboost», esclarece a Associação Selectiva Moda em comunicado.

Chegar ao consumidor final

Para ter acesso aos expositores, os visitantes têm de comprar bilhete e aceder à Expo Area, onde através do separador Brandrooms podem fazer pesquisa de expositores, nomeadamente por categoria de produto, país, segmento ou mesmo pelo nome.

Chegando ao perfil selecionado, podem enviar uma mensagem instantânea, pedir uma reunião ou partilhar o perfil da empresa por email.  Podem também percorrer os produtos selecionados para o ISPO Textrends, ver os vencedores do ISPO Award ou quem está no ISPO Brandnew.

Além da exposição, e tal como acontece na edição física, a ISPO Munich conta igualmente com um programa paralelo de conferências, que inclui mais de 80 apresentações e de 100 workshops. Entre os oradores estão Carla Murphy, diretora-geral da adidas Outdoor & adidas Golf, Jill Dumain, CEO da Bluesign Technologies, Malaika Mihambo, campeã mundial do salto em comprimento, e Stefan Ponikva, vice-presidente de experiências de marca na BMW.

Também numa estreia, a feira de Munich vai dar acesso a conteúdos selecionados do programa de conferências aos consumidores finais, nas chamadas Free to Air Sessions e, a partir das 19 horas (18 horas em Lisboa), todos os interessados poderão ver programas especiais com atletas ou até fazer treinos em casa com a orientação de profissionais com as Public Streams.