Início Destaques

iTechStyle 2020 já tem vencedores

TMG, Têxteis Penedo, Bordados Oliveira, Flexefelina, Brandbias e A. Sampaio são as vencedoras dos iTechStyle Awards 2020. Os prémios foram entregues esta tarde numa sessão transmitida a partir do CITEVE, que serviu ainda para anunciar mais 92 têxteis, produtos e acessórios candidatos à edição de 2021.

Manuel Gonçalves (TMG), Manuel Serrão (ASM) e António Braz Costa (CITEVE) [©Modtissimo]

Integrada na primeira edição 100% digital do Modtissimo, que se prolonga até amanhã, 12 de março, a cerimónia de entrega dos iTechStyle Awards relativos a 2020 premiou seis empresas que se destacaram com têxteis, produtos e acessórios inovadores.

Na categoria de materiais têxteis, a TMG arrecadou o galardão pelo têxtil desenvolvido no âmbito do Texboost, com Manuel Gonçalves, administrador da empresa, a agradecer «a todas as pessoas que estiveram envolvidas neste projeto, porque o trabalho é verdadeiramente delas, e todo o esforço e empenho que dedicaram a este projeto nestes últimos anos».

Já a Têxteis Penedo venceu na categoria de produto acabado pelo seu PhotoFabric. Segundo Sandra Ventura, diretora de inovação da empresa, o prémio traz «uma imagem exterior muito grande. Aproveitamos sempre para termos as tecnologias mais avançadas e usamos isso para continuar a proporcionar mais produtos, mais inovação e mais colaboração [com o CITEVE]».

Na categoria de acessórios, a vencedora foi a Bordados Oliveira, enquanto na categoria Smart, uma categoria sem nomeados cujo vencedor é selecionado pelo júri entre todos os selecionados, destacou-se o projeto iParasol da Flexefelina.

O prémio na categoria de sustentabilidade dividiu-se em dois, um para produto e outro para material têxtil, tendo os galardões sido entregues à Brandbias, pelo produto Jack’Obag, e à A. Sampaio, respetivamente. «É fundamental continuarmos a inovar, ainda que os protótipos possam não dar, de uma forma imediata, produção», acredita Gonçalo Serra, CEO da Brandbias.

Recorde para 2021

Apesar das dificuldades do ano passado, as empresas nacionais não deixaram de inovar, destacou António Braz Costa, diretor-geral do CITEVE e mestre de cerimónias da transmissão, e na primeira chamada para os iTechStyle Awards deste ano, houve «mais participação do que nunca».

João Correia Neves [©Modtissimo]
Candidataram-se 32 tecidos, 16 produtos e 44 acessórios, estando já feita a seleção dos candidatos aos prémios de 2021, que se juntam aos 13 selecionados na edição de setembro do ano passado.

Os membros do júri – que é constituído por José Morgado, do CITEVE, Fernando Pereira, da FEUP, António Dinis, da Universidade do Minho, Carla Silva, do CITEVE, João Gomes, do CeNTI, Ana Ribeiro, do Cluster Têxtil – Tecnologia e Moda, e Pedro Guimarães, do Modatex – selecionaram como finalistas a A. Sampaio & Filhos, a Joaps Malhas e a LMA, na categoria de tecidos; a Damel, a Fitecom e a P&R Têxteis, na categoria de produtos; e a Envicorte, a Lipaco e a Louropel na categoria de acessórios.

No encerramento da sessão, o Secretário de Estado Adjunto e da Economia, João Correia Neves, sublinhou que a distinção destes produtos «é mais um exemplo da transformação do sector».