Início Notícias Tecnologia

Itema cria empresa para têxteis técnicos

A construtora de teares Itema criou uma empresa especificamente dedicada a soluções de tecelagem para têxteis técnicos. A nova unidade, que resulta de uma parceria com a PTMT, será apresentada na próxima edição da feira de têxteis técnicos e não-tecidos Techtextil.

Christian Straubhaar

A Itema vai apresentar uma nova empresa na próxima Techtextil, dedicada exclusivamente à construção de teares para têxteis técnicos. Batizada Itematech, a criação da nova empresa, que resulta de um acordo da Itema com a PTMT (anteriormente conhecida por Panter) tem como objetivo «desenvolver um novo benchmark tecnológico na tecelagem de têxteis técnicos, ao dar ao mercado a oferta de produto mais abrangente para produzir estes tecidos altamente especializados».

iSAVER

Segundo a empresa, «graças ao forte know-how resultante do conhecimento e competências da Itema e da PTMT, a Itematech vai oferecer a gama mais abrangente das melhores soluções tecnológicas para tecer têxteis técnicos».

A aliança estratégica entre as duas construtoras de teares deverá gerar um portefólio de produtos completo, desde teares de pinças a teares de jato de ar. «Sempre atenta ás necessidades dos seus clientes, a Itema criou a Itematech com o objetivo de fornecer aos produtores de têxteis técnicos um parceiro capaz de satisfazer as suas exigências específicas ao oferecer a gama de soluções de tecelagem mais completa no mercado e a equipa de têxteis técnicos mais capaz da indústria», destaca a Itema.

Denim em foco

Além desta presença na Techtextil, a Itema tem vindo a apostar na proximidade com os clientes e recentemente realizou a primeira edição do Itema Denim Day, no passado dia 12 de abril, onde reuniu empresas como a Bluesign Technologies AG, a Marithé + François Girbaud, a Haikure e a Guess Europe, para debater a evolução da sustentabilidade na cadeia de produção de denim.

Itema Denim Day

A discussão focou-se na necessidade de abordar novos tópicos para a inovação, nomeadamente na vertente ecológica. «A sustentabilidade é, por isso, vista como um motor para o negócio no futuro, integrada dentro da visão corporativa da empresa, com o aumento da informação e da consciencialização a ter um papel central. Isso deve levar a um processo capaz de traduzir a mudança sustentável em tecnologia e produtos de performance, permitindo a melhoria, por um lado, do produto final e, por outro, das condições de trabalho para muitos trabalhadores deste sector», aponta a Itema.

O evento serviu igualmente para apresentar as novas soluções para a tecelagem de denim, nomeadamente o dispositivo iSaver, instalado no tear R9500-2Denim, que, segundo a empresa, permite reduzir o desperdício, poupando uma tonelada de algodão por ano por tear, equivalente a 3% da matéria-prima total, o que se traduz numa poupança a montante de 20 milhões de litros de água.

«Em termos de tecnologias aplicadas a teares de pinças, o iSaver permite uma real poupança de água», explica Christian Straubhaar, diretor de marketing e vendas do Itema Group. «É um exemplo concreto de como traduzir o conceito de sustentabilidade em benefícios tangíveis e concretos, não apenas em termos de poupança de energia e de recursos, mas também pela redução de custos e maior eficiência. Isto constitui um grande passo para os construtores de maquinaria têxtil para gerar valor ao longo da cadeia de aprovisionamento de denim», acrescenta.

r9500denim