Início Notícias Tecnologia

Itema diversifica para ganhar

O Itema Group está a expandir a sua influência com a aquisição de participações noutras empresas. A construtora de teares adquiriu uma quota maioritária na Lamiflex e uma participação minoritária na NoeCha e pretende agora criar sinergias que beneficiem os clientes e os resultados.

A Itema concluiu os acordos para comprar 61% das ações da Lamiflex, fornecedora de produtos técnicos compósitos, e uma quota minoritária na NoeCha, fornecedora de soluções de estamparia de alta tecnologia e grande formato.

As aquisições fazem parte de uma estratégia mais alargada da Itema e dos seus acionistas – nomeadamente a família Radici, com 60% das ações, e as famílias Arizzi e Torri, com os restantes 40% – para tentar acelerar a expansão e assegurar a rentabilidade a longo prazo da Itema através da diversificação para mercados complementares e de elevado crescimento, garantindo economias de escala para alimentar o desenvolvimento conjunto dos negócios centrais.

«Após um período extraordinário de cinco anos, no qual o Itema Group duplicou as vendas dos seus teares com um crescimento consecutivo a dois dígitos por ano, a empresa está agora pronta para reforçar a sua liderança, para aumentar o ritmo da sua expansão e acelerar a sua abrangência mundial através de aquisições direcionadas», afirmou Carlo Rogora, CEO do Itema Group.

«Escolhemos a Lamiflex e a NoeCha devido às suas missões vanguardistas e abordagens inovadoras, que correspondem perfeitamente à nossa dedicação à oferta de maquinaria avançada com performance de topo. Combinando as nossas forças vamos, sem dúvida, chegar a novos picos de sucesso no desenvolvimento e produção de produtos inovadores, altamente tecnológicos. A Itema vai garantir aos clientes da Lamiflex e da NoeCha uma organização estruturada, com base em conceitos de produção lean nos seus locais de produção de classe mundial e numa rede global de agentes e distribuidores», destacou Rogora.

«Estamos confiantes que esta primeira ronda de aquisições vai funcionar como uma importante rampa de lançamento da nossa estratégia de diversificação e irá trazer resultados positivos no futuro próximo, criando sinergias significativas e acrescentando valor para os nossos clientes e acionistas», acrescentou o CEO.

As forças da união

Sediada em Ponte Nossa, na província italiana de Bergamo, a Lamiflex é especializada em materiais compósitos, como carbono, vidro e aramida, e oferece um portefólio de soluções inovadoras e novos produtos patenteados, com versatilidade e adaptabilidade para aplicações industriais, com uma oferta que responde a uma vasta gama de indústrias como têxtil, médica e aeroespacial, entre outras.

A NoeCha, também sediada em Bergamo, é especialista em soluções de impressão em diferentes tamanhos e materiais. A colaboração com a Itema, revelou Marco Baio, CEO da NoeCha, vai garantir aos seus clientes um serviço ainda mais eficiente e fiável. «A cooperação com o Itema Group é, para a NoeCha, um novo marco importante e vai rapidamente permitir que nos tornemos um player forte à escala industrial, assegurando aos nossos clientes a redução do time to market, entregas mais rápidas e os melhores padrões de qualidade», acredita.

Estes acordos pretendem, segundo o Itema Group, criar e estimular sinergias entre as cadeias de aprovisionamento nas quais operam a Itema, a Lamiflex e a NoeCha, assim como as empresas do RadiciGroup, e permitir o crescimento não apenas no sector da maquinaria têxtil, mas também expandir para novos sectores «altamente inovadores», como compósitos, para que, em conjunto, se tornem mais competitivos.

«Estas aquisições vão levar a processos otimizados e a melhores performances de produtos, assim como ao fornecimento de vantagens derivadas de uma cadeia de aprovisionamento mais sustentável e mais curta, diminuindo o impacto ambiental de operações conjuntas, em linha com os princípios de uma economia circular mais “verde”», resume o Itema Group.