Início Notícias Tecnologia

Itema mostra inovações na ITMA

A construtora de teares irá a Barcelona com um conjunto de novidades pensadas para a indústria têxtil, incluindo a nova empresa Itematech, lançada para responder às necessidades dos têxteis técnicos. Um total de 11 máquinas serão apresentadas, duas das quais em estreia.

Techtextil

Na feira de maquinaria têxtil, que se realiza de 20 a 26 de junho em Barcelona, a Itema terá a sua oferta distribuída por três stands, com um total de 11 teares a serem mostrados aos milhares de visitantes esperados na ITMA.

No espaço principal, estarão em exposição sete teares, incluindo dois mostrados pela primeira vez.

A9500-2bedsheeting

É o caso do A9500-2bedsheeting, para a produção de lençóis. O tear de jato de ar consegue atingir melhores performances e garantir a qualidade do tecido e versatilidade do design. «Componentes essenciais da máquina – como os bocais principais e secundários – foram redesenhados, juntamente com toda a plataforma pneumática para assegurar performances superiores em termos de velocidade, juntamente com uma qualidade superior do tecido e eficiência têxtil», explica a Itema em comunicado.

Este tear tem ainda a nova estrutura Skyframe fabricada com alumínio e carbono, desenhada pelo Itemalab em cooperação com a Lamiflex, empresa onde adquiriu uma quota maioritária em 2017, que não só é mais leve como assegura uma maior estabilidade, permitindo maiores velocidades sem comprometer a fiabilidade e a resistência.

Discovery

Na ITMA a Itema vai ainda desvendar o Tear do Futuro, um conceito que inclui uma plataforma mecatrónica e um novo sistema de inserção da trama. Sob a nova marca Itema Discovery, o conceito «redefine completamente as fundações da tecelagem ao basear as suas operações em princípios mecatrónicos e não em transmissões mecânicas, como acontece nos teares atuais», aponta a Itema, acrescentando que «a máquina – que apenas irá trabalhar algumas vezes durante as horas diárias de demonstração durante a feira – vai espantar os aficionados da tecelagem».

A oferta da construtora italiana contempla ainda outros equipamentos, incluindo o tear de pinças para denim R9500-2denim, equipado com o dispositivo iSaver que elimina o desperdício na teia e na trama no lado esquerdo do tecido, a segunda geração do tear de pinças R9500-2, com melhorias que faz com que, garante a Itema, este seja «o tear de pinças mais eficiente em termos energéticos, ao mesmo tempo que assegura as melhores performances têxteis e qualidade do tecido», e ainda o tear R9500terry, para a produção de felpos.

Itematech independente

A oferta na área dos têxteis técnicos está agrupada num outro stand sob a marca Itematech, uma empresa criada recentemente e apresentada pela primeira vez na Techtextil.

Neste espaço, estarão quatro teares «para demonstrar o portefólio de produtos mais abrangente no mercado para tecer a maior gama de tecidos técnicos», explica a Itema.

R9500-2denim

Em exposição estarão o tear UniRap, vocacionado para a tecelagem de fibras de carbono e fios compósitos, o tear de pinças Hercules com largura de 380 cm, que estará a tecer um tecido tipo filtro pesado, o Hercules com largura superior (550 cm), que irá demonstrar a produção de geotêxteis, e, por fim, o R9500-2, com largura de 280 cm.

«Este alinhamento foi preparado para mostrar a gama mais vasta de soluções de tecelagem que a Itematech oferece ao mercado, ao cobrir todas as exigências dos têxteis», destaca a empresa.

O terceiro stand estará sob a insígnia Lamiflex, com componentes para diversos teares de pinças disponíveis no mercado.

«O Itema Group vai acolher os visitantes nos seus três stands com um line-up de produtos pensado para confirmar e demonstrar a sua dedicação à inovação e à excelência do Made in Italy no sector da tecelagem», conclui a Itema.