Início Destaques

Itemalab ganha independência

A incubadora de inovação da Itema, criada a pensar no desenvolvimento do tear do futuro, é agora uma estrutura independente e autónoma, que irá dedicar-se não só à inovação para a indústria têxtil, mas também a procurar soluções passíveis de servir outros sectores industriais.

[©Itema]

Fundada em 2014, a Itemalab está a alargar o seu raio de ação, devendo fornecer aos seus clientes e parceiros soluções na área de engenharia de sistemas e inovação nos processos.

A organização, que conta com 70 engenheiros e profissionais especializados, irá continuar a servir as necessidades da Itema através da sua divisão têxtil. Já a nova divisão industrial deverá tornar-se, segundo a Itema, uma referência para empresas industriais de diferentes áreas que procurem um parceiro de desenvolvimento de soluções avançadas para digitalizar e reformular produtos e processos industriais.

«O sector da maquinaria têxtil é um dos mais complexos no cenário industrial, devido à confluência de tecnologias mecatrónicas, eletrónicas e mecânicas de elevada precisão que, nesta indústria, enfrentam vários desafios complicados em termos de condições de utilização, aplicações e produtividade», afirma Lorenzo Minelli, diretor-geral da Itemalab. «A multidisciplinariedade é um dos pontos fortes da Itemalab: torna possível oferecer soluções transversais e um valor acrescentado significativo em termos de inovação, sustentabilidade, digitalização e engenharia de sistemas, ao transferir o know-how ganho no mundo da maquinaria têxtil para outros sectores», destaca.

Já Ugo Ghilardi, CEO do Itema Group, salienta que «a inovação é essencial em mercados cada vez mais complexos e competitivos. Com o reforço e evolução da Itemalab, criamos as condições para infindáveis oportunidades de inovação nos mais diversos campos de aplicação».

Um desenvolvimento que acaba por ser um caminho natural para a organização. «Nos últimos anos fizemos parcerias com várias empresas e exploramos novos horizontes e perspetivas nas áreas de materiais e princípios mecatrónicos. Tenho a certeza que a Itemalab vai ter um papel crucial no desenvolvimento do Itema Group e vai tornar-se uma parceira chave para muitas empresas nos seus percursos de transformação e inovação», garante Ugo Ghilardi.

[©Itema]
Para o conselho de administração do Itema Group, representado por Angelo Radici, a evolução da Itemalab confirma o dinamismo do grupo na inovação. «Enquanto empresário, acredito firmemente que atualmente a forma de avançar é com trabalho de equipa, onde a colaboração e a sinergia de competências são ingredientes fundamentais para crescer no nosso sector e aproveitar possíveis oportunidades em muitos outros», assegura. «Enquanto RadiciGroup, há alguns meses lançámos a Radici InNova, um consórcio que procura juntar atividades de investigação e inovação nas diferentes áreas de negócio do grupo, ao comparar e abrir-se a empresas, universidades e centros de investigação externos privados e públicos. A Itemalab vai também nessa direção, abordando projetos complexos e respondendo a iniciativas transversais que sozinho seria difícil até de imaginar», conclui Angelo Radici.