Início Destaques

Itematech apresenta-se na Cinte Techtextil

A construtora de maquinaria para têxteis técnicos está em Xangai a mostrar soluções para todos os gostos e necessidades, com teares de pinças, a jato de ar e com lançadeira para a produção de têxteis técnicos para diferentes aplicações.

[©Cinte Techtextil China]

A Itematech, resultado da aliança estratégica entre a Itema e a PTMT (ex-Panter), cuja aquisição foi concluída este verão, está na Cinte Techtextil China a mostrar as mais recentes novidades em teares para têxteis técnicos.

«Como parceira e fornecedora de maquinaria de tecelagem de produtores têxteis de todo o mundo, a Itema acredita fortemente nas infinitas possibilidades e no potencial de crescimento das aplicações técnicas, que representam uma parte consistente e crescente do nosso volume de negócios anual», afirma Paolo Pezzoli, diretor comercial da Itematech. «A China é uma região estratégica, juntamente com a Ásia no geral, onde a adoção da nossa tecnologia para têxteis técnicos está a aumentar. Um número significativo de teares da Itematech é usado para têxteis técnicos, como geotêxteis, revestimentos e filtros, só para citar algumas aplicações», revela.

Durante a Cinte Techtextil, que se prolonga até amanhã, 4 de setembro, a Itematech está a concentrar a apresentação nos teares para têxteis técnicos, incluindo as três principais tecnologias de inserção da trama: sistemas de pinças positivo e negativo, jato de ar e lançadeira.

Soluções à medida

O UniRap é o tear com sistema de pinças positivo em destaque. A sua tecnologia, garante a empresa, permite versatilidade e inúmeras possibilidades de tecelagem, incluindo ao nível dos fios usados, desde lamè a fios monofilamento de alta tenacidade, passando por bouclés e fios de carbono, poliéster e polipropileno.

Hercules [©Itematech]
Já o tear Hercules tem um sistema de pinças positivo e negativo «desenhado para a excelência na tecelagem de têxteis técnicos». Ao ter os dois sistemas permite uma maior eficiência e rentabilidade para a produção de artigos para agrotêxteis, revestimentos, correias de transporte e filtros.

O tear R95002, por seu lado, tem um sistema de transferência de teia único que permite uma grande versatilidade ao nível dos fios usados e dos padrões obtidos. O tear tem sido customizado pela Itematech para aplicações à medida, incluindo, por exemplo, para a produção de airbags, podendo produzir tecidos com uma largura até 540 cm.

No campo dos teares com lançadeira, a Itematech está a destacar o P7300HP devido «à incomparável versatilidade e fiabilidade do seu sistema de inserção de teia», indica a empresa. O tear, refere, continua a suscitar interesse por parte dos aficionados dos teares com lançadeira e é uma referência para quem procura obter tecidos com grande largura – até 655 cm – e produzidos a partir de fios especiais, nomeadamente para as áreas dos agrotêxteis, geotêxteis e alcatifas.

P7300HP [©Itematech]
Por último, e para os clientes que preferem o sistema de jato de ar, a Itematech está a mostrar na Cinte Techtextil China o A95002, especialmente para tecidos de elevada densidade. «Os principais componentes são reforçados para assegurar um controlo mecânico otimizado e fiabilidade, ao mesmo tempo que o consumo é reduzido e é assegurada uma eficiência têxtil superior», aponta a construtora de teares.

A Cinte Techtextil China abriu as portas em Xangai ontem, 2 de setembro, e decorre até amanhã, numa versão que, além de física, está também acessível online. A feira reúne cerca de 400 expositores de tecnologia e maquinaria, fibras, não-tecidos e têxteis técnicos e funcionais.