Início Notícias Têxtil

ITV com encontro marcado em Paris

Texworld, Apparel Sourcing, Avantex e Avanprint abrem as portas na próxima semana. As feiras organizadas pela Messe Frankfurt France reúnem, de 6 a 9 de fevereiro, expositores de tecidos, acessórios e vestuário, assim como projetos de inovação e as mais recentes tecnologias para impressão digital.

Centenas de expositores estarão reunidos durante quatro dias no centro de exposições Le Bourget, em Paris, divididos entre a Texworld, dedicada aos tecidos, Apparel Sourcing, direcionada para o vestuário, Avantex, a mostra dedicada aos têxteis técnicos, e Avanprint, com tecnologia de estamparia digital.

Na sua 40.ª edição, a Texworld Paris deverá contar com 730 expositores, provenientes de diversos países, com as maiores representações a terem como origem a China, Turquia, Coreia do Sul, Índia e Paquistão. Portugal estará representado pela 6 Dias – Têxteis Internacionais, que se estreia nesta feira, depois de ter já estado em Lille e Londres em 2016.

«As chaves para o sucesso da Texworld Paris são a cada vez maior fidelização dos expositores e a sua prontidão imediata para estar presente, para além da presença de novos países. A Texworld Paris é, para muitos, um mercado especial simplesmente imperdível pelo sector da moda», revela, em comunicado, Michael Scherpe, presidente da Messe Frankfurt France.

Em destaque nesta edição estará o segmento Elite, dedicado aos artigos de maior qualidade, que incorporam mais inovação e criatividade. Esta nova área, introduzida em setembro de 2016, contará com 21 expositores.

A Texworld apresenta ainda as tendências para a primavera-verão 2018, com um fórum organizado pela dupla de diretores artísticos do certame, Louis Gérin e Grégory Lamaud.

A Texworld tem a companhia da Apparel Sourcing, dedicada a empresas de vestuário. Na sua 12.ª edição, a feira reúne fornecedores de vestuário dos quatro cantos do mundo, da Europa à Ásia, passando pela América do Sul e Norte de África.

Até ao momento, estão confirmados cerca de 300 expositores (+30% em comparação com 2016). «A Apparel Sourcing Paris está, mais do que nunca, a manter-se a par do tempo e oferece aos visitantes os produtos e serviços mais relevantes, quer isso signifique fazer o sourcing a curto prazo – este serviço foi introduzido recentemente por fornecedores em regiões próximas e está a tornar-se cada vez mais popular, já que fornece capacidades vitais e flexibilidade – ou sourcing de fornecedores que estão mais longe mas oferecem conhecimentos únicos e originais», destaca Michael Scherpe.

A complementar a oferta da Texworld e da Apparel Sourcing está ainda a Avanprint, dedicada à estamparia digital, e a Avantex, onde a inovação têxtil está em destaque.

Na segunda edição – a primeira teve lugar em fevereiro de 2016 –, a Avanprint tem já a confirmação da presença da Kornit Digital Europe e da MS Printing Solution, que repetem a experiência, e da Mimaki, esta última em estreia. «A Messe Frankfurt France considera que a estamparia digital é fundamental para o futuro da indústria. A performance das soluções de vanguarda apresentadas na Avanprint constituem um elemento essencial na redução do consumo de água e energia, na otimização exigida do espaço e trabalho e na redução das quantidades de resíduos criados pelos métodos tradicionais de estamparia», acredita o presidente da Messe Frankfurt France.

Já a Avantex «está a evoluir e a dividir-se em vários segmentos de grande importância para o design de moda high-tech. A feira, reorganizada, está agora dividida em Materiais & Componentes, Vestuário & Acessórios, Estúdio de Protótipos e Retalho Inteligente. O objetivo é mostrar uma oferta pioneira, das matérias-primas às vendas, para cada segmento. Em resumo, uma fonte de produtos inovadores ao longo da cadeia de valor», aponta Michael Scherpe.

Em fevereiro de 2016, as feiras da Messe Frankfurt France registaram a visita de 12.684 profissionais, um número que deverá ser igualado ou até superado nesta próxima edição.