Início Jornal Têxtil

ITV com mérito reconhecido

No 4.º Roteiro para uma Economia Dinâmica, o Presidente da República dedicou um dia a promover a indústria têxtil e vestuário, que culminou com a distinção de seis empresários com a insígnia de comendador da Ordem de Mérito Industrial, em representação do sucesso de todo o sector.

Cavaco Silva dedicou o dia 27 de março à indústria têxtil e vestuário, num roteiro que pode acompanhar em pormenor na edição de abril do Jornal Têxtil. Impetus, Scoop, Riopele e os centros tecnológicos Centi e Citeve foram os pontos de paragem de um dia preenchido, que terminou com a condecoração de Alberto Figueiredo, CEO da Impetus, Ana Sousa, designer da Flor da Moda e da marca Ana Sousa, Conceição Dias, fundadora do Grupo Diastêxtil José Vilas Boas, CEO do Grupo Valérius, Sérgio Neto, CEO da Petratex e ainda Mário Jorge Machado, administrador da Adalberto Estampados, cujas empresas poderá ficar a conhecer melhor nas páginas desta edição.

A indústria têxtil e vestuário portuguesa continua, de resto, a dar motivos de celebração, como provam os exemplos da Filasa, pioneira nacional na Better Cotton Initiative, da Ribera, que está a chegar a novos mercados, ou da C-ITA, que está a efetuais mais investimento. O Jornal Têxtil revela-lhe ainda os projetos de inovação que a P&R Têxteis está a desenvolver, a estratégia de diversificação do Grupo MoreTextile, o programa de expansão da DeBorla, a capacidade de resiliência da Ponto por Ponto e as metas da Custoitex para o futuro.

Conheça ainda as razões e os planos por detrás da compra da Decenio pela Têxtil Cães de Pedra, que detém já a Lion of Porches, e como pode manter os consumidores mais tempo nas lojas, graças a um projeto e tecnologia “made in Portugal” que está a ser aplicado em retalhistas de renome.

O nosso país é também cada vez mais atrativo para o investimento estrangeiro, como prova o exemplo da filipina NST, que dá emprego a 215 pessoas e produz para grandes marcas europeias.

Saiba ainda quem são os empresários que compõem os novos órgãos sociais da Anivec/Apiv – Associação Nacional das Indústrias de Vestuário e Confecção e quais os principais objetivos do seu mandato e fique ainda a par das coleções para o outono-inverno 2015/2016 que os designers portugueses apresentaram na ModaLisboa.

A menos de um mês do arranque da feira de têxteis-técnicos e não-tecidos Techtextil, que tem a companhia da Texprocess, dedicada a maquinaria para o processamento de têxteis e materiais flexíveis, antecipamos algumas das novidades que poderá encontrar em Frankfurt, incluindo as 24 empresas nacionais que irão expor nos dois certames.

Fizemos ainda o balanço das últimas edições da Première Vision Paris, da Apparelsoucing e da CPM – Collection Première Moscow e deixámos-lhe a nossa agenda de eventos para que se prepare para os próximos certames profissionais.

Confira também os números do comércio externo e dos mercados de matérias-primas, siga o barómetro da economia portuguesa nas nossas páginas de conjuntura, fique a par das novidades de empresas como a italiana Trussardi e a francesa Chargeurs, e da situação atual de segmentos como os produtos orgânicos, não-tecidos e vestuário inteligente.

Nesta edição não pode também perder a publirreportagem Máquinas do Futuro, onde a Digidelta, a Lectra e a Tajiservi desvendam algumas das suas novas tecnologias para a indústria têxtil e vestuário.

Informação indispensável para que esteja a par de tudo o que se passa no sector, em Portugal e no mundo. Com o dia 1 de abril para trás, não se deixe enganar e faça já a sua subscrição (clique aqui) para receber todos os meses o seu Jornal Têxtil.