Início Notícias Têxtil

ITV debate comércio na UE

O workshop “Comércio Têxtil na União Europeia: Quão diferente é do comércio com o resto do mundo?” tem lugar no próximo dia 26 de setembro e reúne associações e responsáveis de empresas e marcas como a Impetus, Têxteis Penedo, Tintex e Rita Noro em Guimarães.

O workshop, que se realiza nas instalações da Escola de Engenharia da Universidade do Minho, em Guimarães, tem como «objetivo central» o debate das «características e respetivas diferenças do comércio intracomunitário e com o resto do mundo, com particular incidência sobre os produtos e serviços do sector têxtil, vestuário e moda. Para isso foram convidados dois grupos de intervenientes: associações que participam, apoiam ou promovem iniciativas no domínio do comércio interno e internacional e empresas ou jovens empresários do sector que estão envolvidos em projetos de internacionalização», pode ler-se na página online do workshop.

Do lado das empresas estarão presentes Manuel Torres, diretor comercial e de expansão da Impetus, Agostinho Afonso, administrador da Têxteis Penedo, Ana Silva, diretora de sustentabilidade da Tintex, e Rita Noro, fundadora da marca de vestuário upcycling epónima.

Já do lado das associações estão convidadas a ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, a ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários e a Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã.

«Pretende-se que estes convidados apresentem a sua perspetiva sobre o tema, exponham a sua experiência e interajam com os participantes, de forma a que, no final do evento, sobre a problemática em causa fiquem claros os principais aspetos a ter em conta por empresários, jovens empreendedores com projetos em fase de implementação e profissionais do sector que, direta ou indiretamente, estão envolvidos no comércio do sector», sublinha a organização.

“Comércio Têxtil na União Europeia: Quão diferente é do comércio com o resto do mundo?”, o primeiro do Ciclo de Conferências Start Europe, é organizado por Graça Guedes, professora auxiliar do Departamento de Engenharia Têxtil da Escola de Engenharia da Universidade do Minho e investigadora do 2C2T – Centro de Ciência e Tecnologia Têxtil, e pelo projeto editorial Empreendedor Media, tendo ainda o alto patrocínio da atual Comissária Europeia do Comércio, Cecilia Malmström, e o apoio da Associação de Jovens Empresários da União Europeia – JEUNE.

Este workshop, cuja participação é gratuita mas está sujeita a inscrição, está direcionado para os empresários da região, especialmente os que têm ligação à indústria têxtil e vestuário, assim como para jovens estudantes do ensino superior e profissional da área.

O programa está organizado da seguinte forma:

 

13h30: Receção aos participantes

14h: Abertura

14h15: Mesa redonda com as associações

15h15: Debate

15h45: Coffee Break

16h: Mesa redonda com empresas

17h: Debate

17h30: Encerramento