Início Arquivo

ITV Nacional Vende e Exporta Mais

O CENESTAP – Centro de Estudos Têxteis Aplicados, vai divulgar amanhã, Quarta-feira, o balanço do primeiro semestre de 2001 na Indústria Têxtil e do Vestuário. Trata-se de uma análise efectuada pelo Observatório Têxtil do CENESTAP, que tem vindo a ser desenvolvida e divulgada ao longo dos últimos anos. O Portugaltextil.com teve acesso antecipado à análise desenvolvida pelo Observatório Têxtil do CENESTAP, da qual se destacam como principais conclusões:

  • Crescimento favorável das exportações (8,76%), dadas as condições dos principais mercados, e menor dinamismo nas importações (2,40%) leva a uma melhoria substancial do saldo da balança comercial de têxteis e vestuário (21,71%).
  • Volume de Negócios da Indústria Têxtil e do Vestuário (ITV) cresce 2,3%. A ITV poderá encerrar o ano com uma facturação de 1.637 milhões de contos.
  • Diminuição de 4% no emprego da ITV entre Dezembro de 2000 e Junho de 2001. O sector do vestuário perdeu mais do que têxtil; o número de trabalhadores da ITV em Junho era de 220.785.
  • Apesar da diminuição do emprego, a massa salarial bruta da ITV cresceu 0,9%. Este aumento da massa salarial, conjugado com a diminuição do número de horas trabalhadas, levou a um acréscimo dos custos por trabalhador/hora em 13,5%.
  • Um forte aumento no volume de negócios por trabalhador poderá indicar uma melhoria substancial na produtividade. As tendências de crescimento da produtividade (medida pelo volume de negócios por trabalhador) e das remunerações por trabalhador tendem a aproximar-se, reduzindo o gap entre o crescimento destas duas variáveis, favorável aos custos de trabalho ao longo dos últimos anos.
  • Diminuição na taxa de crescimento do saldo do crédito concedido à ITV poderá indiciar retracção no investimento.
  • O primeiro semestre do presente ano foi, em vários aspectos, favorável para a Indústria Têxtil e do Vestuário nacional, detectando-se contudo, sinais de um possível abrandamento da actividade, que poderá agravar-se como consequência dos recentes acontecimentos nos Estados Unidos. Esta análise estará disponível para download em www.portugaltextil.com – Secção de Estudos às 10H00 do dia 10/10/01 (em formato PDF).