Início Destaques

ITV portuguesa destacou-se na ISPO Munich

O aguardado regresso da feira de desporto juntou 40 mil visitantes com mais de 1.700 expositores de 50 países, entre os quais uma forte comitiva de empresas lusas. Portugal esteve ainda em evidência no concurso ISPO Textrends Awards, com 41 produtos selecionados, incluindo seis com classificação máxima.

ISPO Textrends Awards Best Products [©Mundifeiras]

Numa edição que, pela primeira vez, se realizou em novembro, e depois de uma paragem forçada nos últimos anos, os corredores da Messe München voltaram a encher-se para conhecer as novidades e inovações do universo do desporto reunido na ISPO. De acordo com a organização, mais de 1.700 expositores de 50 países, com destaque para a Alemanha, Itália, França, China e Taiwan, estiveram presentes, enquanto do lado dos visitantes, o número ascende a 40 mil de 117 países, onde, além dos alemães, estiveram em maior número italianos, franceses, britânicos e austríacos.

«O renovado conceito da ISPO Munich, com o Future Lab no centro, teve uma boa recetividade sobretudo junto da comunidade internacional de desporto, tanto expositores como visitantes», afirma Stefan Rummel, CEO da Messe München. «Este ano, a ISPO Munich também mostrou claramente, contudo, que o mercado está a mudar. Vamos ter isso em conta na forma como desenvolvemos a feira. O mercado de bens de desporto vai continuar a ser muito relevante, mas ao mesmo tempo, o foco estará cada vez mais em tópicos como moda desportiva, turismo, digitalização, saúde e fitness, nutrição e e-sports. Vamos, por isso, promover formatos inovadores que também nos deem acesso a novos grupos e segmentos-alvo», anunciou Tobias Gröber, que lidera o ISPO Group.

[©Mundifeiras]
Tal como tinha já sido anunciado, Portugal teve uma forte participação nesta edição. «Com 43 expositores portugueses, a participação na ISPO Munich 2022 ultrapassa este ano o nível de participação pré-pandemia. Com uma oferta abrangente, que vai desde as meias técnicas, dos materiais, vestuário e calçado desportivo, até aos acessórios para piscinas e equipamentos para o padel, uma modalidade desportiva em crescimento», salienta Tânia Mutert Barros, representante da ISPO Munich em Portugal.

Inovações têxteis “made in Portugal”

Portugal esteve ainda em destaque noutros momentos, nomeadamente nos prémios ISPO Textrends, onde teve 41 amostras selecionadas – 32 no concurso de materiais e 9 naquela que foi a primeira edição dos prémios dedicada a vestuário desportivo.

A. Sampaio – Over-the-top Merino [©Foursource]
A. Sampaio – Second Chance [©Foursource]
A A. Sampaio teve, no total, nove amostras premiadas, sendo que duas receberam a classificação máxima de Best Product: uma na categoria Base Layer, com a malha Over-the-top Merino, produzida com lã merino e acabamentos especiais para a otimização da suavidade e brilho; e outra na categoria Street Sports, com uma malha batizada Second Chance tricotada com Meryl Hydrogen, que não necessita de tratamentos químicos e tem propriedades como toque excecional, absorção, compressão, efeito de hidratação e performance desportiva.

FORTeams Lab [©Foursource]
Gulbena Têxteis – Wind Breaker [©Foursource]
As outras empresas portuguesas com materiais selecionados foram a LMA (11 amostras), a Gulbena Têxteis (4 amostras), a Carvema (3), a Acatel (2), a NGS Malhas (1), a Têxteis JF Almeida (1) e a Tintex (1).

Já a edição especial para o vestuário de desporto do concurso ISPO Textrends Awards foi liderado por Portugal, com nove produtos premiados, seis dos quais com a classificação Best Product. A Gulbena Têxteis foi a mais bem classificada na categoria casacos e coletes, com o casaco funcional Wind Breaker, e na categoria calças e meias-calças, tendo no total arrecadado quatro distinções.

Já a Olmac recebeu três prémios, sendo que o polo reversível Stubborn Polo foi considerado o melhor produto na categoria t-shirts e pullovers, enquanto a FORteams Lab venceu na categoria Accelerated Eco com um boné com características sustentáveis. A TMR Fashion Clothing teve igualmente um produto selecionado na categoria t-shirts e pullovers.

Olmac – Stubborn Polo [©Foursource]