Início Notícias Marcas

Jeans versus água

Lavar os jeans à máquina pode danificar o material e arruinar aquele par que pertence mais ao coração do que ao guarda-roupa. Quem o diz é o CEO e presidente da Levi’s, Chip Bergh, que aconselha a afastar a peça da máquina de lavar, de forma a prolongar-lhe a vida útil.

De acordo com Chip Bergh, os jeans nunca devem ser lavados – para ultraje de todos os que se recusam a sair à rua com roupa suja. Berg acrescenta que, no que aos seus jeans diz respeito, limita-se a limpar as zonas que se vão sujando com recurso a uma escova de dentes.

«O que procurei fazer foi deixar um alerta aos consumidores de que estamos em modo “piloto automático” e, cada vez que usamos uma peça de roupa, automaticamente a enviamos para a roupa suja», explicou o CEO em declarações à Fortune, num vídeo que foi partilhado nas redes sociais.

Depois de desmitificada a existência do pequeno bolso dos jeans – que, de acordo com a Levi’s, serviu, durante anos, para proteger os relógios de bolso e, depois, para guardar preservativos, moedas e bilhetes –, eis que surge uma nova explicação da fabricante de jeans nascida nos anos 50, desta feita, para a “não-lavagem” dos pares. O argumento do CEO e presidente da Levi Strauss é explicado da seguinte forma: lavar um bom par de Levi’s poder danificar o seu material – além dos gastos de água que implica.

A Levi’s tem já um substancial historial em termos de redução de água (ver Denim a seco) e quer assim incutir o mesmo espírito aos clientes, com o acrescento desta preocupação com os recursos hídricos resultar em jeans com uma vida mais longa. Não obstante, Bergh não é o único especialista em denim a desaconselhar a lavagem.

No website da Hiut Denim pode ler-se que é aconselhável esperar seis meses antes de se lavar o denim. Quanto mais se usarem, melhor vão assentar os jeans. «A razão para isto é que o índigo desaparecerá nos lugares onde se fazem dobras naturais. Sentar-se, pôr e tirar o telemóvel dos bolsos, as mãos dos bolsos… Todas estas pequenas coisas diárias vão fazer com os que os jeans assentem bem».

Outro dos conselhos deixados pelos fabricantes de jeans é colocar os jeans no congelador durante a noite para se verem livres de bactérias. Como alternativa, também se podem deixar ao sol durante o dia ou aplicar-lhes um spray que neutralize o odor.