Início Notícias Gerais

Joalharia com campanha de ouro

A joalharia portuguesa tem mais um argumento de peso na sua promoção além-fronteiras. Milla Jovovich dá a cara pelas joias portuguesas na primeira campanha internacional da associação do sector, apresentada ontem, 29 de setembro, durante a feira PortoJoia.

As imagens da conhecida atriz e modelo abrilhantada pelas joias portuguesas encheram o espaço da AORP – Associação de Ourivesaria e Relojoaria de Portugal no certame profissional, que decorre até ao próximo dia 2 de outubro. Em breve, as fotografias de Milla Jovovich deverão chegar às revistas de moda de todo o mundo. «O projeto de internacionalização consistia até agora apenas na presença em feiras sectoriais. Esta campanha serve de pontapé de saída para aparecermos em revistas internacionais e estarmos associados ao mundo da moda, quer dentro quer fora de portas», explica Ana Freitas, presidente da AORP, ao Portugal Têxtil.

A campanha, fotografada no Porto, foi realizada por profissionais portugueses. A direção criativa ficou a cargo da Dsection Creative e a produção é da Snowberry. A fotografia é da autoria de Frederico Martins e o vídeo tem a assinatura de Tiago Ribeiro. Nelly Gonçalves foi responsável pelo styling e o cabeleireiro foi Rui Rocha.

Esta ação de promoção faz parte do projeto de internacionalização do sector, cujo investimento ultrapassa os 700 mil euros, e tem como objetivo contribuir para renovar a imagem da joalharia nacional, que se «está a reinventar», afirma Ana Freitas. A presidente da associação do sector – que, incluindo industriais, retalhistas, distribuidores, representantes e todos os agentes associados, engloba cerca de 4.000 empresas – reconhece que a joalharia e relojoaria portuguesa passou por um período menos bom há uns anos, mas sublinhou que isso «fez com que as empresas se reinventassem, que olhassem para dentro para ver como é que se podiam reposicionar e arrumar a casa. Estamos agora numa fase em que apresentamos coleções inovadoras, com a qualidade que sempre foi a nossa tradição. No fundo, as empresas ficaram prontas para serem mostradas», considera.

De “cara lavada” e com o design apurado, os mercados internacionais estão agora, mais do que nunca, no trajeto dos empresários, que exportam atualmente cerca de 60 milhões de euros. «Neste momento, este sector é muito pequenino e tem valores de exportação muito baixos. Mas estamos com taxas de crescimento muito elevadas. Nos últimos cinco anos crescemos 500% e acreditamos seriamente que, nos próximos cinco anos, iremos alcançar os 150 milhões de euros», revela Ana Freitas.

A campanha com Milla Jovovich, acredita a presidente da associação, vai abrir portas além-fronteiras, num processo de divulgação que deverá ainda incluir um roadshow, numa fase inicial possivelmente pelas capitais europeias. «Obviamente que o facto de termos uma Milla Jovovich como cara da nossa campanha abre portas», destaca Ana Freitas, que, a liderar a associação há apenas nove meses, promete novas iniciativas. «A equipa executiva é uma equipa muito jovem e achamos que não há limites há nossa vontade», referiu. «É a primeira vez que alguma entidade portuguesa, quer seja privada ou pública, faz uma campanha a este nível, mas fomos bastante acarinhados, quer pela Milla Jovovich, quer pelo seu agente, e as coisas fluíram. E vão aparecer mais coisas», garante.