Início Notícias Marcas

Jogo de bola

Depois de Riccardo Tisci, director criativo da Givenchy, a gigante desportiva Nike fez equipa com o designer da Balmain, Olivier Rousteing, para uma coleção cápsula que é um jogo memorável com passes de moda, activewear e Instragram. Para marcar o golo, ninguém melhor do que o capitão da seleção portuguesa de futebol, Cristiano Ronaldo – o rosto da campanha.

A 2 de junho, o NikeLab, a divisão de inovação da marca nº1 em vestuário e calçado desportivos, vai apresentar a linha resultante da parceria assinada com o designer Olivier Rousteing. Conhecido pelo papel que interpreta na revitalização da histórica casa de luxo francesa Balmain, mas também pela sua amizade com a realeza da Reality Tv, a família Kardashian, e por ser uma das personalidades mais famosa nas redes sociais.

A coleção “Football Nouveau” surge na torrente de lançamentos que celebram a tendência activewear e une as inovações do NikeLab com as paixões de Rousteing: a ligação do preto com o dourado e a ornamentação. Porém, os anos 1970 e os enchumaços comuns às propostas do designer foram apartados desta coleção.

De acordo com os media especializados, a Nike procurou acalmar algumas das ideias mais aventureiras de Olivier Rousteing para a parceria, que começou a ser desenhada há mais de um ano. «Queria ouro e bordados em todo o lado», revelou o designer à Quartz.

Contudo, o toque de midas do diretor criativo da Balmain continua a ser perfeitamente reconhecível nas peças. Um casaco de fecho para mulher, por exemplo, pode funcionar como vestido. É tão curto, porém, que, provavelmente, apenas as amigas de Rousteing, como Kendall Jenner, podem vir a abordá-lo nesse prisma.

Como Olivier Rousteing explicou em comunicado de imprensa, o objetivo era imaginar os designs vestidos pelo atleta Nike. «A moda é geralmente sobre passerelle e glamour, mas com a Nike é sobre performance e atletas», explicou.

Rousteing também reinterpretou alguns dos modelos de calçado desportivo da Nike: o Mercurial, Magista, Hypervenom e Roshe Tiempo. O Magista e o Mercurial, duas das chuteiras da Nike, têm o conhecido Flyknit, porém, pela primeira vez, o material de alta tecnologia surge adornado com bordados.

«Olivier estava obcecado com o look total, certificando-se que cada uma das peças funcionava em conjunto – e não apenas dentro das coleções de homem e mulher, mas também entre si», afirma Jarrett Reynolds, responsável pelo design de vestuário no NikeLab, em comunicado. «Em cada revisão ao design, Rousteing perguntava: “será que um jogador de futebol usa isto?” Esta questão ajudou a manter a coleção enraizada no desporto», acrescenta.

Entretanto, desde que a linha foi apresentada na segunda-feira, 23 de maio, Olivier Rousteing já está ocupado a promovê-la na respetiva conta no Instagram, que agora agrega mais de 3 milhões de seguidores. O designer publicou várias imagens – captadas pela lente de Nick Knight –, que o colocam ao lado do jogador português Cristiano Ronaldo.

Já o capitão da seleção portuguesa partilhou duas fotografias na sua conta oficial, que apresenta uma lista de seguidores ainda mais relevante do que a do diretor criativo da Balmain – 59 milhões.

Com apenas 29 anos, Olivier Rousteing é já das personalidades mais influentes do mundo da moda. Depois de ter trabalhado com Roberto Cavalli, foi convidado para colaborar com a casa Balmain (ver Rousteing e a geração selfie) e, em 2015, tomou de assalto todas as manchetes, quando colaborou com a retalhista sueca H&M (ver Balmain para a H&M lança o caos).

Para a marca desportiva esta também não é a primeira aventura no terreno das colaborações criativas, tendo já recrutado nomes como Riccardo Tisci (ver Tisci ilumina Nike) e Chitose Abe da marca nipónica Sacai.

Ao que tudo indica, esta gama terá, certamente, mais impacto nas redes sociais e, consequentemente, nas vendas, considerando o número de seguidores dos envolvidos e o facto de uma das publicações relativa à coleção “Football Nouveau” partilhada na conta de Olivier Rousteing contabilizar já mais de 32 mil “gostos”.