Início Notícias Têxtil

Klopman entre o online e o offline

A empresa italiana, que recentemente conseguiu a certificação STeP para a joint-venture que tem em Jacarta, entrou no universo online com um showroom virtual para mostrar as novas propostas aos clientes. Um trabalho que é complementado com o envio de um kit de físico para responder à necessidade do toque.

Frosinone [©Klopman]

O showroom virtual da Klopman, empresa vencedora do galardão Industria Felix no ano passado, foi pensado para manter um contacto próximo com os clientes, mesmo numa altura de crise, como acontece com a pandemia em curso.

«Estamos muito orgulhosos por dar esta nova oportunidade aos nossos clientes e a todos os que queiram experienciar o mundo da Klopman», afirma Amaury Sartorius, diretor-geral da especialista em tecidos para vestuário de trabalho. «Manter um diálogo constante com o mercado é ainda mais importante hoje em dia porque tem um efeito de longo prazo nas relações de confiança mútua com os nossos clientes», acrescenta.

O objetivo do showroom virtual é dar aos clientes uma experiência de 360º, focando-se em particular nas suas necessidades e exigências, de forma o mais semelhante possível ao que acontece no mundo real, explica a empresa. Mesmo online, o showroom concede um espaço significativo aos tecidos mais ecológicos da Klopman, que anualmente conta com uma produção de cerca de 40 milhões de metros. A plataforma dá a conhecer os produtos Greenwear, incluindo a mais recente adição Vitalys, um tecido produzido com recurso a fibras obtidas a partir de polpa de madeira e resíduos têxteis reciclados, como restos de algodão.

«O showroom virtual da Klopman foi desenhado tendo em conta todos os detalhes para assegurar uma experiência interativa e imersiva que reproduz, o mais possível, as sensações que todos temos durante as feiras e que não foram possíveis de ter devido ao Covid-19», destaca Rossella De Angelis, diretora-executiva da empresa.

Para complementar a visão, após as reuniões com os especialistas da Klopman no showroom virtual, a empresa envia o que batizou de “Physical Touch Kit”, com amostras dos produtos que mais agradaram, para que o cliente possa tocá-los. «Uma combinação perfeita de experiências reais e virtuais», resume a empresa.

Produção certificada

Empenhada na sustentabilidade – no seu quinto relatório sobre o tema, de 2019/2020, revela ter reduzido em 40% os resíduos e aumentado em 25% os tecidos com matérias-primas renováveis –, a Klopman anunciou em dezembro ter obtido a certificação STeP para a KAI, a unidade produtiva de Jacarta, resultante da joint-venture com a Argo Manunggal Textile para servir o mercado asiático. A certificação, que já foi implementada na unidade produtiva de Frosinone, em Itália, confirma a utilização de tecnologias e produtos amigos do ambiente, um uso eficiente dos recursos e a adoção de condições de trabalho em linha com os melhores padrões internacionais.

Jacarta [©Klopman]
«O nível mais alto da certificação STeP nunca é dado de forma leviana e prova o nível de qualidade conseguido pela nossa fábrica de Jacarta», aponta Elke Bissdorf, diretora de produto da Klopman. «Estamos muito satisfeitos com os resultados conseguidos desde o início da nossa aventura na Ásia com a KAI e vamos continuar a perseguir a nossa missão de oferecer aos clientes na zona da Ásia com os mesmos padrões técnicos e de qualidade oferecidos na Europa, com atenção particular ao empenho social e ambiental», garante, por sua vez, Amaury Sartorius.